Votuporanga firma parceria com Museu da Imagem e do Som (MIS)

Estrutura do Centro de Informações Culturais e Turísticas possibilitou conquista; público terá acesso a produções audiovisuais gratuitamente

Votuporanga é o novo Ponto MIS (Museu de Imagem e do Som), que oferecerá apresentações de cinema gratuitamente. O prefeito Junior Marão assinou o termo de parceria, possibilitando que o município seja inserido nas programações já a partir deste mês. “Era um anseio nosso, pois sabemos da qualidade do Museu de Imagem e do Som e este projeto veio democratizar o acesso a filmes, a fim de contribuir para a formação de plateias, difusão e o estímulo à produção local”, disse o prefeito.

A secretária da Cultura e Turismo de Votuporanga, Silvia Stipp, afirmou que a estrutura do Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali” foi decisiva na efetivação da parceria. “O contato com o MIS era frequente para a viabilização do programa, mas até então sem êxito. Entretanto, quando apresentei o novo espaço, a conquista foi possível”, contou.

Em forma de programa sistematizado, o Pontos MIS nasceu em 2011 com o objetivo de promover a circulação e difusão audiovisual, a formação de público e a circulação de obras do cinema. “Buscamos estabelecer parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado, levando, assim, ações do MIS”, explica André Sturm, diretor executivo da instituição.

De 2011 a 2015, a abrangência do programa aumentou em 350%, alcançando 135 pontos espalhados pelo Estado de São Paulo. O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infraestrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local/regional).

Mensalmente, é enviado um programa de filmes diferentes para ser exibido, na maior parte das vezes composto por 1 curta e 1 longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual.

Foram realizadas mais de 10 mil sessões nos últimos quatro anos, ultrapassando meio milhão de expectadores, o que demonstra interesse do público em relação à programação e ao programa. Atualmente, conta com catálogo de mais de 100 filmes diferentes, nacionais e internacionais de grande diversidade temática, para atender às diversas solicitações e realidades locais. São filmes que estão fora do circuito comercial de cinema.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password