Votuporanga fica entre os 10 melhores no Município Verde Azul

Com 90  pontos, Votuporanga conquista o 9º lugar entre as cidades do Estado; é a melhor colocação do município de toda a história

 

Mais uma vez, Votuporanga é Verde Azul! O município alcançou o 9º lugar, com 90 pontos, no Ranking Ambiental Paulista 2013, entre os 489 municípios que participaram do Programa Município Verde Azul. É a melhor posição desde a criação do ranking, em 2008. O anúncio foi feito nesta terça-feira (10/12), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do prefeito Junior Marão, do governador Geraldo Alckmin e do secretário estadual de Meio Ambiente Bruno Covas.

 

Após receber o prêmio das mãos de Covas, Marão comemorou o resultado. “Não poderia ser diferente. Esta foi a melhor colocação de Votuporanga no Município Verde Azul desde 2008, o que é motivo de muito orgulho para nós votuporanguenses. Este resultado demonstra o quanto avançamos nas questões inerentes ao meio ambiente”, afirmou.

 

Também estiveram presentes na cerimônia de entrega de certificados, o Gestor de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Gustavo Gallo Vilela; a interlocutora do Programa Município Verde Azul, Simone Rodela; e o diretor de Departamento de Meio Ambiente, Alberto Casali. Votuporanga também é um dos municípios mais bem colocados do Noroeste Paulista.

 

Das 489 cidades que participaram da edição deste ano, 67 tiveram notas acima de 80 e receberam o Selo Município Verde Azul. A certificação é oferecida anualmente pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente para cidades que desenvolvem boas práticas ambientais gerenciadas pela Administração Municipal.

 

O Gestor de Meio Ambiente da Saev Ambiental, declara sua satisfação com a posição do município entre os 10 de todo Estado. “Todo o comprometimento e trabalho que desenvolvemos durante o ano reflete-se neste dia de comemoração. A Simone, interlocutora do programa foi imprescindível para que alcançássemos esta nota”, conta Gallo Vilela.

 

Entre os fatores que contribuíram para a conquista do prêmio, estão os Ecotudos instalados em dois pontos da cidade, 100% de abastecimento de água e esgoto tratado e o gerenciamento dos resíduos sólidos com a Coleta Seletiva. Além disso, Votuporanga desenvolve diversas atividades de educação ambiental, projetos sustentáveis na área da construção civil e tem boa cobertura arbórea.

 

“Temos uma estrutura completa para gerenciar o meio ambiente, composta pela Saev Ambiental, o Conselho Municipal do Meio Ambiente e ainda todo o engajamento dos outros setores da Prefeitura”, disse Marão. Gallo Vilela acrescenta que “o ranking é muito importante, porque mostra ao país a qualidade de vida das cidades e atrai investidores; muitos consultam o Selo para saber onde instalar suas empresas”.

 

Segundo o superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo, esta é uma justa homenagem a administração de Junior Marão. “O prefeito não mede esforços para melhorar a vida das pessoas, em todos os sentidos. É também um sinal de eficiência na gestão ambiental de Votuporanga. Todos juntos desenvolvendo ações ambientais, alcançamos bons resultados e agora o reconhecimento com o Selo Município Verde Azul. Quero parabenizar todos os envolvidos nessas ações tão nobres, e em especial a equipe da autarquia que trabalhou diuturnamente em defesa e em prol da causa ambiental”.

Avaliação

 

A avaliação levou em conta o desempenho ambiental de cada município em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidades sustentáveis, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

 

Anos anteriores

 

Em 2008, a cidade registrou 34 pontos, em 2009 pulou para 79,08, ficando a menos de um ponto para conseguir o certificado. Em 2010, a cidade conquistou o Selo pela primeira em 26° lugar; em 2011 ficou a 73 colocação; em 2012, a 30 colocação  e desta vez, alcançou a nona posição com 90 pontos.

 

 

POS.

CIDADE

NOTA

SOROCABA

96,5

NOVO HORIZONTE

95

SANTA ROSA DE VITERBO

95

JUNDIAÍ

94,5

AMERICANA

94,1

IBIRAREMA

92

SANTA ADÉLIA

92

BROTAS

90

VOTUPORANGA

90

10º

BOTUCATU

90

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password