Votuporanga faz parte de seleto grupo no cenário nacional

Votuporanga continua se mantendo no topo do ranking das cidades com melhores índices de desenvolvimento. Divulgado neste fim de semana, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), revelou que a cidade integra um seleto grupo de apenas 5,4% de municípios brasileiros com alto nível de desenvolvimento, considerando as áreas de Saúde, Educação e Geração de Emprego e Renda.

 

Com periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento. Neste patamar Votuporanga registrou o índice 0,8930 em 2010, ano referente da pesquisa, que colocou a cidade como 35ª posição no ranking nacional e 31ª no estadual. Em 2009 o índice era de 0,8808. Nos últimos dez anos o índice do município cresceu mais de 18% passando de 0.7526 para 0,8930.

 

As notas de Votuporanga foram: 0,8930 na média Geral; 0,7994 no item Emprego e Renda; 0,9479 em Educação e 0,9316 na Saúde. “No país, os índices de Votuporanga foram superiores aos das capitais, superando Florianópolis (63°), Rio de Janeiro (123°), Goiânia (92°), Belo Horizonte (56º), Porto Alegre (180º), Campo Grande (102º) dentre outras. Isso demonstra mais uma vez que Votuporanga é uma das melhores cidades do país para se viver e que estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito Junior Marão.

 

A boa nota no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e um grande número de obras de reformas e ampliações nas escolas colocaram a Educação de Votuporanga em referência. Na Saúde, a consolidação dos modelos de atendimento dos Consultórios Municipais, implantação da UPA e do SAMU também garantiram bom desempenho para a pesquisa. Por fim, os índices de geração de emprego e um aumento considerável na média de renda do cidadão conquistaram a boa colocação de Votuporanga no estudo. “A boa classificação de Votuporanga já era esperada, pois em 2010 tivemos o maior crescimento de geração de empregos da história, superando a todos os municípios de igual porte, atingindo 1853 novas vagas no mercado formal durante os 12 meses. Este número e os diversos investimentos em estrutura e pessoal nas áreas da Saúde e Educação garantiram o desempenho exemplar da nossa cidade. Mais um motivo de orgulho para todos os votuporanguenses”, diz Marão.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password