Votuporanga entre as cidades que dão um show em infraestrutura, aponta pesquisa da Revista Exame

Reportagem publicada pela Revista Exame, nesta segunda-feira (11), coloca Votuporanga entre as cidades pequenas que dão um show em infraestrutura.
O município aparece na 14ª colocação no ranking elaborado pela consultoria Urban Systems para o periódico nacional e que faz parte da pesquisa “As melhores cidades do Brasil para fazer negócios”.

O ranking leva em conta três indicadores, como o número de casas com internet fixa de alta velocidade, índice de perdas na distribuição de água e a quantidade de vezes em que ocorreram paralisações no sistema de distribuição de água.

Para chegar neste resultado, o estudo levantou informações de 348 municípios com uma população entre 50.000 e 100.000 habitantes – estes, responsáveis por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Cada indicador recebeu um peso de acordo com sua relevância – totalizando 12 pontos. Votuporanga obteve 2,522 pontos.

“É mais um índice que coloca Votuporanga em evidência no Brasil. Recentemente, a Firjan analisou os dados da educação, saúde e geração de emprego e renda e colocou o município na 7ª colocação, entre os mais desenvolvidos do País. Também estamos entre as cidades mais bem geridas e mais inteligentes. Isso mostra que estamos no caminho certo e, sem dúvida, quem ganha é a população”, afirma o prefeito Junior Marão.

Em Votuporanga, o sistema de abastecimento de água é controlado por uma autarquia municipal, a Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga). Atualmente, o município possui 100% de abastecimento de água e 100% de coleta e tratamento de esgotos.

De acordo com os índices de Qualidade das Águas Superficiais do Estado de São Paulo divulgados pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), Votuporanga está entre os três melhores índices de água superficiais do Estado de São Paulo.

Além disso, a cidade tem um baixo índice de desperdício de água tratada, 17,7%. Para se ter uma ideia, o Brasil perde 37% de sua água tratada, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, ligado ao Ministério das Cidades.

O prefeito Junior Marão também destaca que Votuporanga tem 100% de ruas asfaltadas e está em andamento um amplo programa de recapeamento asfáltico que vai recuperar até o final deste ano aproximadamente 800 quarteirões. “Também investimos nos últimos anos significativamente na iluminação pública, reduzindo o número de pontos escuros nos bairros e melhorando a manutenção”, disse.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password