Votuporanga em 2° lugar no Certificado VerdeAzul

 

A Cerimônia de Certificação dos Municípios aconteceu nesta tarde (11), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

O município de Votuporanga ficou em 2° lugar no ranking 2014 no certificado VerdeAzul, com a nota de 97.21. Em primeiro lugar ficou a cidade de Botucatu, com 98.02. Autoridades de Votuporanga estiveram presentes no evento.

Na ocasião, Votuporanga recebeu o prêmio Franco Montoro.

Ao todo, foram 21 municípios em destaque em sua bacia hidrográfica, que no caso de Votuporanga, é na bacia do Turvo Grande.

O Programa

O governo de São Paulo lançou em 2007, o Programa Município VerdeAzul, um programa ambiental inovador da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade.

O Programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma Agenda ambiental estratégica.

Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos municípios na condução das ações propostas na Agenda.

A participação do Município no evento é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop), controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

As 10 diretivas, onde os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da agenda ambiental são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

A Secretaria do Meio Ambiente, por sua vez, oferece capacitação técnica às equipes locais e lança anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas.

Paola Munhoz/Votunews

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password