Votuporanga: educação novamente entre as melhores do Brasil

Ranking foi elaborado com dados do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) e colocou o município entre os 500 melhores do país

A qualidade da educação de Votuporanga é mais uma vez destaque no cenário nacional. De acordo com o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), elaborado pelo Centro de Liderança Pública, o município tem uma das 500 melhores educações do Brasil. O estudo foi publicado pela Revista Exame nesta semana.

Votuporanga conquistou a 150ª colocação, com a nota 5,3. A nota foi maior do que a média do Estado de São Paulo, 5,1; e a média nacional, que foi de 4,5. A pesquisa fez diagnóstico de todas as cidades do Brasil e levou em conta a qualidade da formação dos professores nas escolas, média de hora aula por dia, experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de educação infantil.

Entre os indicadores que Votuporanga ganhou maior destaque foi a proporção de docentes com pelo menos o Ensino Superior completo. O município conquistou a nota 9,8 – em uma escala de 0 a 10, ficando à frente de São Paulo (9,5) e do Brasil (8,5).

Ana Marina de Castro, responsável pelo estudo no Centro de Liderança Pública, ressaltou este indicador em Votuporanga. “A formação de docentes é muito forte. Medimos a partir do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) e foi constatado o grande investimento neste segmento, que traz reflexo em toda a educação. Os professores estão bem formados”, afirmou.

Uma das ferramentas que pode ter colaborado para o índice é o Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo, modelo de parceria envolvendo gestores públicos, sociedade civil, empresas e ONGs, no intuito de implantar e estimular políticas públicas efetivas nessa área para o desenvolvimento de uma região.

O Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo é composto atualmente por 48 municípios do Noroeste Paulista e realiza capacitações para os profissionais.

Educação Infantil

A taxa de atendimento na educação infantil (0 a cinco anos) também foi destaque nos indicadores de Votuporanga. A cidade conquistou 6,2, média também maior que São Paulo (5,1) e Brasil (4,1).

O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira avaliou ainda o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Prova Brasil. “Temos uma das 10 melhores notas no IDEB entre as cidades com mais de 50 mil habitantes no Estado de São Paulo, conforme dados oficiais do Ministério da Educação”, comemora o prefeito Junior Marão.

A secretária da Educação de Votuporanga, Silvia Rodolfo, destacou a colocação do município no ranking. “O levantamento apresenta o cenário da nossa educação e nossos investimentos. Em 2008, a pasta tinha 292 profissionais do PEB I e, no ano passado, fechamos com 321. O PEB II estava com 15 professores e atualmente está com 75. Elevamos também a quantidade de educadores infantis de 53 para 148”, disse.

Silvia destacou ainda que “estes índices só são possíveis graças ao empenho de equipe escolar de todas as unidades escolares e ainda toda equipe da Secretaria Municipal da Educação”.

O prefeito salientou ainda os investimentos em construções, reformas e ampliações de unidades escolares e creches, na estrutura física dos prédios, no material didático-pedagógico e no processo implantado de valorização dos profissionais. “Praticamente, nós dobramos a quantidade de alunos no Ensino Infantil e mais do que triplicamos o número de educadores e técnicos de Educação; e no Ensino Fundamental, reduzimos o número de alunos por classe e aumentamos em 30% o número de profissionais na área”, lembra.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password