Votuporanga é sede de seminário de Ninjutsu

Sensei Vitor Passos, do Rio de Janeiro, desenvolveu técnicas com alunos criadas e desenvolvidas no Japão feudal

Seminártio de defesa pessoal, o Ninjutsu, foi ministrado por um sensei do Rio de Janeiro 

Votuporanga mais uma vez foi sede de um importante seminário de artes marciais. No último domingo, alunos de uma academia de “Ninjutsu” tiveram seus ensinamentos aprofundados com técnicas transmitidas por um professor, ou “sensei”, do Rio de Janeiro. A luta de defesa pessoal foi desenvolvida no Japão feudal e é voltada na tradição, além do desenvolvimento pessoal dos praticantes.

O seminário aconteceu das 8h30 às 17h, em uma academia “dojo” localizada na rua João Andreu Blaya, próximo ao cruzamento com a avenida João Gonçalves Leite. Os treinamentos foram ministrados pelo sensei Vitor Passos, do Rio de janeiro, que possui graduação “quinto dan”.

“O que trabalhamos são os fundamentos, muito importantes para qualquer arte marcial. As formas básicas, essenciais para desenvolver uma técnica poderosa, como a noção de distância. Algumas técnicas os alunos não conseguiram fazer primeiramente, mas foi necessário que se adaptassem”, afirmou Vitor Passos.

Ele explica que o Ninjutsu, diferente de muitas outras artes marciais, não é para competição. “É voltada a tradição. Mantém suas raízes desde a época de guerra feudal no Japão. Hoje usamos para manter a técnica viva e que nos melhore como seres humanos. As outras artes marciais, criam, às vezes sem querer, uma rivalidade entre os alunos. O mundo já é muito competitivo. O que falta para nós é a integração, a cooperação, já que cada um tem suas guerras diárias”.

Em Votuporanga, os treinamentos de Ninjutsu, fundamentados em defesa pessoal são ministrados pelo sensei Evandro Dutra, anfitrião do seminário. “O estilo é o mais conhecido mundialmente e que tem maior reconhecimento. A gente treina não só técnicas de chutes e socos, mas defesa pessoal. Se sobressair em situações adversas”.

Jociano Garofolo

garofolo@acidadevotuporanga.com.br

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password