Votuporanga é quarta em veículo por habitante

Atividade Delegada é um dos serviços para melhorar trânsito

Com 90.508 habitantes, Votuporanga possui uma frota de 74.535 mil veículos, sendo 28 mil motocicletas. De acordo com o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Alberto Casali, a cidade é a quarta do Estado no número de habitantes por veículo. Por esse motivo e outros, que o trânsito ocupa 85% dos trabalhos da pasta municipal, 5% fica para a segurança e 10% para o transporte.

Casali destacou que a implantação da Atividade Delegada foi fundamental para melhorar as condições do trânsito. O serviço começou em 1° de setembro, com oito profissionais, que trabalham de segunda-feira à sábado.

“Esses policiais se juntaram à nossa equipe intensificando a fiscalização. Em setembro, foi sentido o aumento de multas, a população levou um chacoalhão para relembrar das leis de trânsito. Depois do susto, as multas caíram em outubro. As pessoas ficaram mais atentas”, disse Casali.

Em setembro, foram 1.054 multas. Já em outubro caíram para 643 as infrações, sendo 297 pelo estacionamento rotativo; 142 por falta do cinto de segurança; 169 pelo uso do celular ao dirigir; e 35 por diversos motivos.

Além disso, Casali destacou que o serviço atendeu a 86 praças públicas em outubro; foram seis apreensões de produtos piratas; 127 estabelecimentos comerciais visitados, 105 abordagens de suspeitos; uma apreensão de drogas; boletins de ocorrências variados; blitz e fiscalizações a mototáxis; e 30 multas de trânsito estadual.

O investimento mensal com a Atividade Delegada é de aproximadamente R$ 30 mil. “É um programa que garante conforto e segurança, por isso este é um valor que vale a pena. Depois da instalação dos trabalhos, não tivemos nenhum caso de ‘saidinha de banco’. Os comerciantes têm aprovado a iniciativa”, ressaltou Casali.

Atuam no serviço os policiais militares de São Paulo. Eles se cadastram e é a própria polícia que determina quem fará o serviço, geralmente são da região, mas podem ser de qualquer cidade.

Fernandópolis também tem o serviço implantado. “Aconteceu da mesma forma, no primeiro mês foram aplicadas muitas multas, depois foi caindo”, contou Casali. São José do Rio Preto também oferece a Atividade Delegada.

Sobre a crítica com relação às multas aplicadas na Área Azul, o secretário disse ainda que a medida não causa prejuízo aos comerciantes. “A rotatividade de veículos garante mais consumidores no centro da cidade, se todo mundo se conscientizar, é o comércio que ganha. Só é multado quem descumpre a medida”. Leidiane Sabino/A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password