Votuporanga é apontada uma das melhores em atendimento do SUS

Atendimento SUS

Votuporanga tem um dos melhores atendimentos dos SUS (Sistema Único de Saúde) do Brasil, de acordo com índice divulgado pelo Ministério da Saúde, na última quinta-feira (01/03), o IDSUS (Índice de Desempenho do SUS). O município obteve a nota 7,28. Conforme dados do Ministério, apenas 1,9% da população vive em cidades com nota acima de 7,0, entre elas Votuporanga.
O índice vai de 0 a 10 e será realizado a cada três anos pelo Governo Federal. A média nacional foi de 5,47. O ranking foi dividido em seis grupos, de acordo com padrão sócio-econômico e infraestrutura de cada cidade. Votuporanga está entre as 10 melhores no Grupo 3, que reúne 632 municípios. Considerando todas as cidades, é destaque no Estado de São Paulo, ocupando a 42ª posição, enquanto no Brasil, dos mais de 5,5 mil municípios, está na 161º colocação.
Na região Noroeste, Votuporanga possui o melhor índice entre as cidades com mais de 50 mil habitantes, comparando, por exemplo, com Araçatuba (1.440º), Catanduva (1.057º), Fernandópolis (1.253º), Jales (753º) e São José do Rio Preto (817º). “As melhores notas são de cidades menores, onde o acesso e atendimento ao SUS é mais fácil de administrar. Se compararmos com as cidades de nosso porte, ou maior, que tem grandes hospitais e uma rede completa de atendimento de especialidades e pronto atendimento, temos a melhor nota”, explica o prefeito Junior Marão.
De acordo com Marão, o resultado se dá devido a qualidade dos serviços oferecidos em todas as áreas, desde a Santa Casa, que hoje é referência, até o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), UPA (Unidade de Pronto Atendimento), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel e Urgência) até as unidades de saúde, cujo projeto Consultório Municipal vem sendo implantado na rede básica.
O prefeito destaca também que este resultado aumenta o compromisso e a responsabilidade da administração em continuar melhorando a saúde do município. “Saúde tem que ter uma evolução constante. Sempre temos que melhorar. Hoje tem que ser melhor que ontem e amanhã melhor que hoje. É assim que temos trabalhado e vamos continuar trabalhando” explicou.
Saúde Básica

Com a rede de saúde estruturada nas atenções secundárias e terciárias, a Prefeitura está investimento na saúde básica, na estruturação e atendimento das unidades de saúde. Todas estão recebendo investimentos e atendendo em um novo padrão, no chamado Consultório Municipal. Nesta quinta-feira (01/03), o prefeito Junior Marão entregou o 4º Consultório Municipal, na Vila América. Os outros três foram inaugurados no Jardim Marin, São João e Jardim Colinas e Canaã, além da reforma de todo o Mini-Hospital do Pozzobon. Outros dois Consultórios estão em construção nos bairros Pró-Povo e Cecap II.
Segundo Marão, “os Consultórios Municipais estão perto de onde as pessoas vivem ou trabalham, nos bairros, e é capaz de resolver 80% dos problemas de saúde, evitando assim a sobrecarga nos prontos atendimentos e hospitais”. Nessas unidades, são ofertados serviços como consultas médicas, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais e tratamento odontológico. Quando necessário, as unidades encaminham os pacientes ao AME para atendimento especializado.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password