Votuporanga comemora 80 anos nesta terça-feira

Município conta com muitos motivos para comemorar: índices ressaltam o desenvolvimento da cidade, nos cenários estadual e nacional

Nesta terça-feira (8/8), Votuporanga completa 80 anos de fundação e conta com muitos motivos para comemorar a data. Ao longo de sua história, o município da Noroeste Paulista alcançou uma posição de destaque entre as cidades brasileiras, apresentando índices e números que servem de exemplo tanto no cenário estadual quanto no nacional.

Desenvolvimento

De acordo com dados divulgados em 2010, no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro (FJP), Votuporanga ocupa a 4ª posição entre as cidades do Noroeste Paulista com maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e a 67ª entre todos os 5.565 municípios brasileiros.

Já o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), na revista Exame, em 2015, indica que Votuporanga é a 5ª cidade mais desenvolvida de todo o Estado de São Paulo, ficando à frente de importante centros regionais, como Jundiaí, Ribeirão Preto e Santos. No âmbito nacional, a cidade ocupa o 7ª lugar no IFDM, superando centros urbanos do calibre de Maringá (PR) e Curitiba (PR).

Segundo a consultoria Urban Systems, dados de 2015 também confirmam que o município ocupa a 43º posição entre as cidades com até 100 mil habitantes que servem como modelos de desenvolvimento no Brasil.

Economia e infraestrutura

Em 2017, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho comprovam que Votuporanga é a cidade da região que mais gerou empregos. O município atingiu seu melhor índice em 11 anos, com um recorde de geração de empregos registrado no mês de janeiro. Com 1.074 contratados e 674 demitidos, o município fechou o primeiro mês do ano com um saldo positivo de 400 empregos, um número 95,75% maior do que o de janeiro de 2016, quando o saldo foi de 17 novas vagas geradas.

A pesquisa “As melhores cidades do Brasil para fazer negócios”, realizada pela consultoria Urban Systems e divulgada pela revista Exame, em 2016, coloca Votuporanga na 14ª posição entre as cidades de pequeno porte com melhor infraestrutura no Brasil e na 21ª entre as melhores cidades com população entre 50 e 100 mil habitantes para se fazer negócios.

Sustentabilidade e gestão eficiente

Votuporanga é um dos cinco primeiros municípios no ranking do Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, divulgado em 2016 pelo Governo do Estado de São Paulo. O ranking mede a eficiência da gestão ambiental das 77 prefeituras paulistas cadastrados no programa, entre as quais Votuporanga se destaca, dividindo o 4º lugar e a nota 97.38 com Catanduva.

De acordo com o Ranking de Eficiência dos Municípios, divulgado em 2016 pelo Instituto Datafolha, do jornal Folha de S. Paulo, Votuporanga é a 13ª cidade com gestão mais eficiente no Brasil.

Registrado pela consultoria Urban Systems em 2016, o ranking ConnectedSmartCities situa Votuporanga na 39ª posição entre as cidades mais inteligentes do Brasil. A lista avalia os municípios de acordo com seu potencial de conectividade, levando em conta medidas de sustentabilidade econômica voltadas para áreas como tecnologia, meio ambiente, educação e saúde.

Qualidade de vida

Números do Instituto de Longevidade Mongerol Aegon e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Eaesp) colocam Votuporanga na 6ª posição entre as melhores cidades para se viver na terceira idade listadas no ranking de 2017 do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL).

Já o Observatório das Metrópoles da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) classificou o município com a 10ª posição do ranking do Índice de Bem-estar Urbano (Ibeu), baseado no Censo Demográfico 2010-2013.

Educação

Em 2016, o Centro de Liderança Pública atribuiu a Votuporanga o 150º lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb), que verifica as cidades com melhor educação do Brasil. Dados do CLP e do Ministério da Educação atribuíram ao município, em 2015, a nota 6.6, uma das 10 melhores pontuações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as cidades com população entre 50 mil a 100 mil habitantes. Entre as escolas do município, o CEM “Prof. Valdir Gonçalves de Lima” alcançou a melhor avaliação, com uma média de 7.4 pontos. Diário de Votuporanga

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password