VII Festival Cooperativo vai reunir mais de 700 estudantes em Votuporanga

Festival já é uma tradição em Votuporanga e tem como objetivo discutir a importância da cooperação por meio de jogos cooperativos

No próximo dia 5 de dezembro, mais de 700 estudantes entre 10 e 11 anos da rede municipal de Votuporanga devem participar da sétima edição do Festival Cooperativo, uma realização da Secretaria da Educação do município, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP). Cooperativas da cidade também apoiam o festival: Sicoob CredLíder, Coacavo,  Coopevo, Coapinsp, Codafavo, Podaarte, Coopervinte e Cooperar.

O festival já é uma tradição em Votuporanga e tem como objetivo discutir a importância da cooperação por meio de jogos cooperativos. Os jovens vão se dividir entre três estações, nos turnos da manhã e da tarde, participando de jogos cooperativos e danças circulares, além de outras atividades que proporcionam a vivência da cooperação.

O evento encerra as atividades do Cooperjovem (programa desenvolvido pelo Sescoop/SP), em Votuporanga. Além dos estudantes, mais de 50 professores e cerca de 20 gestores de cooperativas participantes do Programa apresentam os resultados dos projetos educacionais cooperativos em desenvolvimento nas escolas da rede municipal.

“Desde 2005, o Festival Cooperativo acontece em Votuporanga com a parceria da Secretaria Municipal da Educaçãodos Sescoop/SP e de cooperativas locais. Ele já é uma tradição em Votuporanga”, conta Adriana Sandre, responsável pelo programa Cooperjovem no Sescoop/SP.  “Durante o festival, educandos e educadores participam de vivências que permitem os jovens e professores entrarem em contato com os valores do Cooperativismo. Nos jogos cooperativos, por exemplo, os participantes jogam uns com os outros, e não contra”.

Desenvolvido pelo Sescoop/SP em parceria com as cooperativas locais e a Secretaria Municipal da Educação de Votuporanga, o Cooperjovem possibilita o conhecimento sistematizado do cooperativismo entre crianças e adolescentes no ambiente escolar, oferecendo aos educadores e educandos acesso a instrumentos para estudo, reflexão e vivência da cooperação.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password