Vigilância alerta população sobre situação vacinal

Campanha de Vacinação

Tendo em vista o Programa Nacional e Estadual de Erradicação do Sarampo e Eliminação da Rubéola e SRC (Síndrome da Rubéola Congênita) promovido pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Votuporanga, por meio da Vigilância Epidemiológica chama a atenção da população para algumas ações sobre a vacinação de rotina em crianças e adultos.

De acordo com a responsável pelo setor de imunização da vigilância Epidemiológica, Danieli Fortilli é importante que a população procure a Unidade de Saúde mais próxima em determinadas situações. Dentre as principais, Danieli cita a necessidade de se manter as vacinas atualizadas antes de viajar (preferencialmente 15 dias antes da viagem). “É importante a proteção contra o sarampo aos viajantes, principalmente tendo como destino o exterior”, salienta.

Os profissionais que atuam no setor de turismo, motoristas de taxi, funcionários de hotéis e restaurantes, e outros que mantenham contato com viajantes, também devem reforçar a vacinação, assim como profissionais de saúde, que atenderão os possíveis casos, o mesmo se aplicando aos profissionais da educação.

Com relação à população escolar, “é preciso verificar e atualizar a situação vacinal em relação ao sarampo durante a avaliação da carteira de imunização no reinício das aulas, bem como verificar e atualizar a carteirinha de vacinas em bloqueio de surtos (sarampo, rubéola, caxumba, varicela) em creches e escolas”, conclui. Em 2011, Votuporanga não registrou nenhum caso de rubéola, sarampo e SRC.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password