Videogames melhoram desempenho cognitivo e motor na 3ª idade

Duas pesquisas foram feitas nos EUA para definir o efeito da atividade corpo-mente através dos jogos eletrônicos. O Instituto Sam e Rose Stein para Pesquisa de Envelhecimento, da Universidade da Califórnia, revelou que os “exergames” (videogames que combinam jogos com exercícios) podem diminuir em até 50% os sintomas da SSD (Depressão Subssindrômica, em tradução livre) em idosos.

Já pesquisadores da North Carolina State University notaram uma melhora significativa na habilidade espacial e atenção para os participantes que apresentaram baixa pontuação nos testes feitos antes de começarem a jogar.

Atualmente, a prática de jogos eletrônicos para pessoas na terceira idade encontra adeptos de todo o mundo. Em Paris, moradores de um asilo fazem exercício por meio do videogame. No Japão, as casas de jogos, lugares onde antigamente só se viam adolescente, agora são frequentadas por idosos.

No Brasil, esse número também está aumentando. “Temos buscado incentivar a prática para manter nossos idosos ativos, o que também evita quedas, bastante incidentes nessa faixa etária”, explica o geriatra e pesquisador do envelhecimento humano Virgílio Garcia, do Rio de Janeiro.

 

Juliana Ribeiro – Diário da Região

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password