Vereador Emerson Pereira pede que população faça exames no SAE

Somente em Votuporanga, aproximadamente 500 munícipes possuem o vírus HIV; Emerson destaca que teste rápido é oferecido de graça

 

O vereador Emerson Pereira utilizou a tribuna da sessão da Câmara, realizada nesta última segunda-feira, para pedir que a população tenha maior conscientização no combate ao vírus HIV, começando pela realização do teste rápido, disponível na rede pública de saúde. Hoje, segundo o edil, o vírus HIV está aumentando nos jovens com idade entre 18 a 24 anos e nos adultos acima de 50 anos.

Emerson participou neste domingo da 8ª Vigília pelos Mortos da Aids, realizada na Catedral Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa foi do SAE (Serviço de Atendimento Especializado), da Secretaria Municipal de Saúde.

O vereador revelou que atualmente quase 800 pessoas soro positivas são atendidas pelo SAE, incluindo também pacientes da região. Somente em Votuporanga, aproximadamente 500 munícipes possuem o vírus HIV.

“É muito importrante se prevenir, fazer exames. Caso dê positivo, o SAE já de imediato inicia o tratamento necessário”, disse.

Emerson contou que ao lado do ex-prefeito Junior Marão, lutou para que Vouporanga tivesse o SAE, unidade instalada no bairro São João. Por sua iniciativa, em junho de 2012, foi aprovada a lei municipal nº.5135, onde perpetuou o nome de José Pedro Ferreira como patrono da unidade do SAE.

O vereador aproveitou sua fala para elogiar o trabalho de toda equipe do SAE,  comandada pela coordenadora municipal do programa DTS/Aids, Léa Cristina Bagnola.

O SAE, seguindo o protocolo de funcionamento dos Serviços de Assistência Especializados do Ministério da Saúde, tem como objetivo primordial, prestar atendimento integral e de qualidade aos usuários com quadro de HIV/Aids, hepatite, tuberculose e hanseníase.

No SAE, são realizados testes rápidos de diagnóstico para HIV, sífilis e hepatites virais, além de prestar assistência médica, ginecológica, pediátrica, de enfermagem, odontológica, farmacêutica, psicológica e serviço social. Ainda atende os casos de violência sexual e acidentes perfuro cortantes com risco de exposição ao HIV.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password