Vereador Dr. Antonio Carlos Francisco questiona energia pré-paga

Para ele, esse sistema apresenta desvantagens, principalmente aos menos favorecidos.

O vereador Dr. Antonio Carlos Francisco questionou a energia pré-paga, disponibilizada pelas concessionárias de energia. Para ele, tal assunto apresenta vários riscos aos consumidores, principalmente aos menos favorecidos.

Ele explicou que esse sistema funciona como crédito para celular. Primeiro, o consumidor compra o crédito da energia e depois faz o consumo. Assim que o crédito acabar, a energia é cortada. Segundo o vereador, há a possibilidade de o consumidor solicitar 20 Kw de energia emergencial, gratuita, caso venha o corte e ele ainda não tenha como comprar novamente. Porém, para ele, esta energia gratuita é muito pouca.

Dr. Antonio entende que no sistema pós-pago as vantagens são maiores, pois os consumidores são notificados com o aviso de corte e conseguem recompor suas finanças. Mas que no sistema pré-pago, isto não acontece e o corte é imediato.

“As vantagens são enormes para as concessionárias, que receberão antecipadamente pelo que ainda não entregaram. Além de se livrarem de inadimplências e reduzirem funcionários, pois com esse sistema, eles não precisarão mais fazer a leitura. Mas em contrapartida, as desvantagens são enormes para os consumidores”, disse.

O vereador listou algumas desvantagens para os consumidores: Corte de energia imediato quanto o crédito terminar; A transferência da gestão do consumo do consumidor para o próprio consumidor; A impossibilidade do consumidor de baixa renda adquirir crédito rapidamente; Esse sistema não irá baratear o custo da energia.

De acordo com Dr. Antonio Carlos Francisco, este sistema será opcional. Para ele, com o tempo as concessionárias oferecerão algumas vantagens temporárias e quando os consumidores perceberem, já estarão dentro do sistema sem poder voltar. “Que a população possa se aprofundar mais no assunto e fique à favor dos menos favorecidos”, concluiu.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password