VEREADOR CHANDELLY SOLICITA O FIM DAS EUTANÁSIAS NO CENTRO DE ZOONOSES

Na sessão desta segunda-feira o vereador e protetor dos animais, Chandelly, pediu a Secretaria de Saúde e ao Prefeito para colocar um fim nas eutanásias em cães com leishmaniose. Segundo ele todos têm direito a vida, inclusive os animais que supostamente estariam com a doença.

“Sou contra a eutanásia e a favor do tratamento que já é liberado no Brasil. Defendo sacrificar um animal se ele estiver sofrendo ao ponto de não haver mais tratamento ou uma solução para acabar com a dor, mas essa é uma decisão entre o tutor e o veterinário. Também entendo que existe uma lei que permite eutanasiar cães infectados, mas a vida está acima da lei,” defendeu o protetor.

Na tribuna, o vereador defendeu a conscientização sobre a doença e punição com multa para quem deixa quintais sujos e animais soltos nas ruas. Outro assunto levantado por Chandelly na sessão é que no final de semana alguns munícipes entrou em contato com ele para denunciar profissionais da Secretaria de Saúde que estariam coagindo os donos de animais com leishmaniose a fim de entregá-los para serem sacrificados. “Esses munícipes querem ser testemunhas de que foram coagidos a entregar,” completou o protetor.

Vale lembrar que não existe lei que faça um morador entregar seu animal. É um direito do tutor ficar com o seu bichinho de estimação.

No início desta semana a Secretaria de Saúde emitiu uma nota dizendo que não estaria acontecendo uma “Chacina” no CCZ, conforme denunciado por alguns protetores, dias atrás, no Facebook. E o vereador também falou a respeito: “Essa conversa de “chacina” no Zoonoses é muito antiga e por várias vezes fiscalizei, nada foi comprovado.O que precisa parar é a eutanásia em respeito a vida e também parar por conta das divergências de resultados em exames de “leishi” quando feitos em clínicas particulares.

“Donos de animais querem saber, por que o exame pela prefeitura dá positivo e quando faz a contra prova em clínica particular dá negativo?. Finalizou o vereador.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password