Vendas nos supermercados crescem 2,92% em 2013

Com o otimismo relacionado às vendas neste final de ano, a expectativa de crescimento para 2013 é de 4,5%

O Faturamento Real dos Supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS – Índice de Preços dos Supermercados), no conceito de “mesmas lojas” (inseridas na base de comparação no período mínimo de 12 meses), apresentou alta de 4,79% em outubro se comparado a setembro – resultado também superior ao mesmo período do ano passado, ocasião em que o mês de outubro apresentou um crescimento de 0,53% ante setembro. Na comparação anual, outubro apresentou um crescimento de 9,09% nas vendas em relação ao mesmo mês de 2012, cujo crescimento está diretamente relacionado à base de comparação do ano anterior, uma vez que o setor havia apresentado um crescimento de 0,91% em relação a outubro de 2011. Ou seja, uma parcela deste aumento significativo é decorrente da reduzida base de comparação.

No que diz respeito ao acumulado do ano (vendas de janeiro a outubro), o crescimento foi de 2,92% – ante os 5,89% registrados na mesma base de comparação de 2012, o que exemplifica uma desaceleração das vendas. Entretanto, assim como aconteceu nos últimos 5 anos, o setor registrará um aumento das vendas em 2013, cuja expectativa de crescimento é 4,5% superior às registradas em 2012. No conceito de “todas lojas”, o mês de outubro apresentou uma elevação de 4,89% em relação ao mês anterior e de 10,90% se comparado a outubro de 2012. No acumulado do ano (de janeiro a outubro), o aumento registrado é de 4,54% ante ao mesmo período do ano passado.

Em relação ao Faturamento Nominal dos Supermercados no Estado de São Paulo, levando-se em consideração o conceito de “mesmas lojas” (inseridas na base de comparação a pelo menos 12 meses), outubro registrou uma alta de 5,81% nas vendas em relação ao mês anterior e 13,41% ante outubro de 2012. No acumulado de janeiro a outubro, foi registrado um aumento de 12,62% se comparado ao mesmo período do ano anterior. No conceito de “todas lojas”, houve alta de 5,91% em outubro se comparado a setembro e de 15,29% ante o mesmo mês de 2012. No acumulado do ano (de janeiro a outubro), a elevação registrada foi de 14,39% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Ao longo de 2013, a elevação dos preços prejudicou as vendas, na medida em que reduziu o poder de compra da população e, por consequência, colaborou para a diminuição do ritmo das vendas, deixando-as abaixo do esperado para 2013. De todo modo, a expectativa de crescimento para este ano é de 4,5%.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1,2 mil associados, que somam 2,7 mil lojas.

Informações sobre o trabalho da APAS: www.portalapas.org.br

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/portal.apas

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/infoapas

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password