Veja quais exames são essenciais a partir dos 60 anos

Prevenção é uma palavra de ordem para ficar com a saúde em dia e em qualquer fase da vida. Mas na Terceira Idade é preciso reforçar a atenção. A partir dos 60 anos (terceira idade ou melhor idade) é preciso ter maiores cuidados com o corpo e com a mente.

Nesta fase, as preocupações com a vida financeira, por exemplo, tendem a diminuir e você está autorizado a desacelerar um pouco. Geralmente já criou os filhos, está aguardando ou curtindo os netos, tem preferência nas filas dos bancos e supermercados, teve ou tem uma carreira sólida e poderá usufruir em breve da tão sonhada aposentadoria.

Neste cenário, se a saúde sempre esteve em segundo plano, hoje ela deve ser priorizada. “Hoje, a expectativa de vida é alta. Se não prevenir doenças aos 60 anos, a pessoa passará mais 20 anos doente”, explica Rossana Maria Russo Funari, geriatra do Hospital Edmundo Vasconcelos, de São Paulo.

O colesterol alto – um mal comum entre os idosos e associado a um maior risco cardíaco – é um bom exemplo. “Se descoberto cedo, os próximos anos podem ser vivenciados de maneira tranquila, controlando a taxa de gordura no sangue e a alimentação”, afirma Rossana Maria.

Cuidados essenciais
Já visitou seu médico esse ano? Fez o check-up anual? Sabe quais sãos os principais e obrigatórios exames que lhe aguarda? Para um check-up completo nessa fase da vida, especialistas indicam uma determinada relação de exames.

Para a geriatra Luane Rodrigues de Paula, de Rio Preto, homens a partir dos 60 anos devem fazer exames de prevenção para diabetes, anemia, colesterol e triglicérides, além de exame anual com o cardiologista e urologista (prevenção de câncer de próstata).

Já o check-up anual das mulheres deve trazer exames com prevenção para diabetes, anemia, colesterol, triglicérides e hipotiroidismo, assim como avaliação anual com o ginecologista (mamografia), avaliação cardiológica e exame densitometria óssea (prevenção da osteoporose). “Os exames devem ser repetidos anualmente”, alerta.

 

Juliana Ribeiro – Diário da Região

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password