Veja dicas para não passar dor de cabeça no feriado

FotoA espera acabou, o tão aguardado feriado prolongado finalmente chegou e muitas famílias resolveram curtir a data comemorativa de Corpus Christi viajando.
Nas rodovias Anhanguera e Bandeirantes, por exemplo, mais de 780 mil veículos devem se movimentar entre capital e interior de São Paulo. Com as estradas intensas, ninguém quer passar perrengue no meio da viagem, certo? Então confira algumas dicas que o Carsale separou para que a única preocupação nesse feriado seja apenas com o planejamento da sua viagem.
+ Evite cair na estrada em horários de pico, que são registrados principalmente no final da tarde, começo da noite e primeiras horas da manhã. Um exemplo é a Via Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, e que terá movimentação de 5.200 veículos por hora entre 16h e 20h desta quarta-feira (29), segundo previsões da concessionária CCR.+ Vai levar a criançada? Não esqueça de utilizar os assentos infantis, obrigatórios para menores de sete anos e meio. Lembre-se ainda que quem tem menos de 12 anos só pode ir no banco traseiro (saiba mais aqui).
+ Verifique se você está com a sua documentação em dia. Não esqueça de levar a carteira de motorista, o número do telefone de emergência da sua seguradora e confirme se o prazo de validade do seguro não venceu.+ Não coloque sua casa no porta-malas. O peso extra de bagagem faz com que o consumo de combustível aumente. Preste atenção também para não deixar objetos soltos no carro, pois eles podem sair do lugar em manobras bruscas e ferir os ocupantes.

+ Não exagere nas refeições antes de pegar a estrada. Comer demais ou ingerir comidas pesadas pode causar sonolência ou mal-estar durante a viagem.

+ Tenha atenção redobrada com o sistema elétrico do seu veículo. Verifique a carga da bateria e, em caso de perda de capacidade, vale a pena trocá-la. Cheque também as lâmpadas dos faróis, além das luzes dos freios e das setas de direção. Se possível, faça a regulagem do facho dos faróis, que iluminam menos e ofuscam a visão dos motoristas contrários quando mal regulados.

+ A previsão para o feriado é sol? Mesmo assim, cheque o limpador de para-brisas. Jogue água no vidro e ligue o limpador. Se a varredura não for uniforme, é sinal de que as palhetas estão ressecadas ou desgastadas. Nessa ocasião, faça a substituição dos componentes (veja mais dicas aqui).+ O nível de água do reservatório do sistema de arrefecimento também é de extrema importância. Não esqueça de completar o compartimento se o nível estiver abaixo do recomendado. Aproveite e veja ainda o nível do fluido de freio no compartimento do motor. Se estiver insuficiente, leve o carro a uma oficina para que o fluido seja substituído com um produto que siga as especificações do manual do veículo.Fique atento ainda em relação ao nível do óleo e complete com o um produto de mesma especificação se preciso. Nunca utilize o carro com o óleo vencido para não causar danos ao motor.

+ Não esqueça de chegar o extintor de incêndio. Além de multa, se o equipamento estiver vencido ele pode não funcionar corretamente em casos de emergência. Leia as instruções de uso para saber como usá-lo corretamente (clique aqui para saber mais informações).

+ Pneu careca? Nem pensar.  Verifique o estado de todos os pneus, inclusive o reserva. Faça a calibragem de acordo com a pressão recomendada no manual do proprietário. Se necessário, faça alinhamento e balanceamento. Aproveite e cheque se triângulo, o macaco e chaves de roda estão nos conformes.+ Não se pode controlar o tempo, mas sim a maneira de guiar em condições adversas. Com a pista molhada, evite freadas bruscas e procure dirigir a uma velocidade menor e com o motor mais cheio. Cuidado com as poças e, em casos de chuvas muito fortes, encoste o carro em um local seguro. Em caso de cerração, diminua a velocidade e acenda os faróis baixos e os de neblina. Procure uma referência no asfalto, as faixas pintadas no chão, para se manter na trajetória ideal.Créditos: www.carsale.uol.com.br

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password