Valentim inaugura primeira base comunitária dos Bombeiros da região

Com a presença de autoridades militares de toda a região, foi inaugurada, durante solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 14/12, a base comunitária do Corpo de Bombeiros de Valentim Gentil, localizada na Rua Benedita Terra Pimentel, nº 8-59, ao lado do centro comunitário da Penha.

Trata-se da primeira base comunitária da região do 13º Grupamento de Bombeiros, que vai de Novo Horizonte até Santa Fé do Sul. “Valentim Gentil foi o primeiro governo municipal a interessar-se e posicionar-se favoravelmente à proposta de expansão dos serviços de bombeiros, através do bombeiro comunitário”, ressalta o Ten. Cel. PM Paulo César Berto, Comandante do 13º Grupamento de Bombeiros, de São José do Rio Preto.

O objetivo do bombeiro comunitário é, através da base de Bombeiros e apoio de voluntários, reduzir ou controlar danos provocados às pessoas ou ao patrimônio, até a chegada do apoio especializado.

“O formato de bombeiro que nós estamos colocando aqui é diferente de qualquer outro. Ele não é o bombeiro padrão, ou seja, nós não vamos ter o serviço 24 horas nesse primeiro momento, ele vai começar com combate a incêndios e focado no principal risco que a cidade tem, que são as indústrias, onde já tivemos incêndios antes”, explica o Coronel PM Marco Aurélio Alves Pinto, Comandante do Corpo de Bombeiros do Interior.

“Valentim Gentil entrou em uma rede, vai receber atendimento, mas também vai poder apoiar outras cidades, talvez não ainda, mas na hora em que nós tivermos os bombeiros municipais contratados e treinados adequadamente”, completa.

Com a criação do convênio entre Estado e Município foi destacado para comandar a base comunitária de Valentim Gentil, o 3º Sargento Sérgio Rodrigo Ramalho Matta, a fim de atender as ocorrências de combate a incêndio. Ele também foi o responsável pelo treinamento de 55 bombeiros voluntários até o momento.

Além da base, o município recebeu um caminhão para combate a incêndio, com capacidade para 4 mil litros de água e ainda receberá, nos próximos dias, uma viatura pick-up Fiat Strada destinada pelo Estado.

Mais agilidade

“Valentim tem hoje cerca de 100 indústrias em funcionamento, onde tem produtos altamente inflamáveis, e caso ocorra um incêndio, muita coisa está em risco, principalmente a vida humana. Votuporanga, que é o posto de Bombeiros mais próximo, tem nos atendido com eficácia e competência, mas tendo aqui a base facilita muito, agiliza. Então para o prefeito Adilson esse é um momento marcante em sua administração, pois ele trabalhou intensamente para que isso acontecesse”, destacou o vereador Victor Cavalin Petinelli, que representou a Câmara na solenidade.

O presidente do Legislativo, José Carlos dos Santos (Zé Carlão), que representou o prefeito Adilson Segura, ausente em virtude de uma viagem de última hora para Brasília-DF, enalteceu o trabalho dos Bombeiros. “Não queríamos que essa base tivesse trabalho, pois quando a base trabalha é por motivo de perigo, de salvar vidas. Mas caso isso aconteça, eu tenho certeza que os senhores, como diz o próprio hino (do Corpo de Bombeiros), defenderão a vida do povo até a própria morte”, afirmou.

“Queria agradecer aos membros da Defesa Civil e aos bombeiros comunitários, que estão vestindo essa farda com muito amor e carinho. Também agradeço ao governador Geraldo Alckmin, à Secretaria de Segurança Pública, à Secretaria de Defesa Civil, ao prefeito Adilson e a todos, que direta ou indiretamente, contribuíram para que essa base estivesse hoje de pé”, concluiu.

Iniciativa privada

A iniciativa privada também contribuiu para a inauguração da Base, com doações de mobiliários, equipamentos elétricos, eletrodomésticos, estruturas para a cobertura, serviços de instalação elétrica, pintura, entre outros.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password