Unifev celebra dia da consciência negra com diversas atividades

Programação, aberta à comunidade, conta com exposição biográfica, minicurso, palestras e apresentações de danças

O Dia da Consciência Negra (20 de novembro), será celebrado na Unifev com diversas atividades, realizadas no decorrer da próxima semana.

Pelo quarto ano consecutivo, a data será comemorada pela Instituição, a fim de promover uma reflexão e conscientização geral sobre a importância dos negros para a formação histórica e cultural do país.

A programação, aberta à comunidade, conta com atividades que vão desde a exposição biográfica de personalidades importantes (Zumbi, Aleijadinho, Chica da Silva, Cruz e Sousa, João Cândido, Lélia Gonzales, Dandara, André Pinto Rebouças, Abdias do Nascimento, Luiza Mahin, Luís Gama, Mário de Andrade, Milton Santos e Rainha Nzinga) à apresentação de danças.

Segundo uma das organizadoras do evento e coordenadora do curso de Assistência Social da Unifev, Prof. Ma. Marinês Ralho, embora essas ações também sejam uma forma de combate ao preconceito, o objetivo delas é celebrar a contribuição da Cultura Negra para o desenvolvimento da nossa culinária, dança, religião etc.

“Como Instituição de Ensino, é fundamental que trabalhemos a diversidade e promovamos a valorização do negro, a fim de erradicar a discriminação racial,” informou.

Atividades

As atividades em comemoração à data terão início na próxima terça-feira, dia 19, às 14 horas, no Memorial Unifev, com a exposição de banners sobre as principais personalidades negras que marcaram a História do Brasil.

Em seguida, às 15 horas, o Prof. Esp. Paulo Eduardo de Mattos Stipp ministrará um minicurso sobre “África em Ensino”, no auditório do Câmpus Centro.

Mais tarde, às 21 horas, haverá duas apresentações de dança: uma delas, realizada pelo Projeto Axé Criança, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, será em frente ao Memorial Unifev, no Câmpus Centro da Instituição; a outra, promovida pela equipe de Capoeira da Secretaria Municipal de Esportes, acontecerá na Cidade Universitária.

No dia 20, quarta-feira, a programação segue no período noturno. A partir das 19h30, no auditório do Câmpus Centro, a Profa. Ma. Rosalina A. da Silva Malzone fará uma palestra sobre a “Importância da Cultura Afro na Formação da Sociedade Brasileira”. Logo depois, às 21 horas, ela fará um bate-papo com os docentes, na Sala dos Professores, a respeito da “Influência Afro na Culinária Brasileira”.

Durante o intervalo das aulas, também está agendada a apresentação da equipe de Capoeira da Secretaria Municipal de Esportes, em frente ao Memorial Unifev.

No dia 21, quinta-feira, o Projeto Axé Criança encerra as comemorações com mais um número de dança no Câmpus Centro. A atividade será às 21 horas, na entrada do Bloco 1.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password