UNIFEV capacita docentes para trabalhar com robôs que simulam a vida humana

Bonecos de alta fidelidade compõem o Laboratório de Simulação Realística da Instituição, inaugurado recentemente

Os docentes dos cursos da área de Saúde da UNIFEV estão participando de uma capacitação para trabalhar com os três robôs que compõem o Laboratório de Simulação Realística da Instituição, inaugurado no fim do ano passado.

De acordo com um dos palestrantes, o engenheiro Roge Rafael de Lima, os bonecos são capazes de simular diferentes ocorrências comuns ao dia a dia dos profissionais da área. “Nesta etapa, estamos ensinando como criar situações e controlar o robô obstétrico Lucina, que realiza vários tipos de partos. Além disso, os professores estão aprendendo a programar complicações e emergências que podem surgir nesses casos”, disse.

Para a médica ginecologista e docente da Instituição Cristina Rocha Matarucco, o treinamento é essencial para operar os bonecos junto aos alunos. “Estou muito feliz com esta aquisição do Centro Universitário de Votuporanga. Conhecer melhor o simulador superou minhas expectativas. É uma tecnologia que possui muitos recursos a explorar”.

A UNIFEV é a 3ª Instituição de Ensino Superior (IES) do País a adquirir o Lucina. Os outros dois robôs estão na faculdade do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e na Universidade de São Paulo (USP), câmpus Ribeirão Preto. O Centro Universitário de Votuporanga também comprou outros dois simuladores: um adulto chamado “METIMan” e o “PediaSIM”, que representa uma criança de 5 a 7 anos de idade.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password