UNIFEV apoia campanha em prol da doação de medula óssea pelo 5º ano consecutivo

Ação teve início, na última segunda-feira (dia 26), na Cidade Universitária, com 99 cadastros.

Pelo quinto ano consecutivo, o Núcleo de Responsabilidade Social da UNIFEV juntamente com os cursos de Biomedicina e Enfermagem, abraçaram a campanha em prol do cadastramento de possíveis doadores de medula óssea. A ação, que é uma parceria entre o projeto Seja um Herói –  Salve Vidas e o Hemocentro de Fernandópolis, teve início, na última segunda-feira (dia 26), na Cidade Universitária, com 99 cadastros.

Janaina da Silva Costa, 21 anos, aluna do 9º período do curso de Direito, foi uma das voluntárias. A estudante, que mora em Riolândia, contou que ficou feliz em participar da iniciativa. “Ajudar o outro é sempre muito gratificante, ainda mais por uma causa tão importante quanto essa. Acredito que, quanto maior o número de pessoas sensibilizadas, maior é a chance de ajudar alguém que esteja precisando”.

De acordo com o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), a probabilidade de encontrar um doador compatível é muito rara. Quando não existe nenhum familiar apto, as chances são, em média, de 1 em cada 100 mil pessoas.

A Profa. Ma. Marinês Ralho, responsável por todas as atividades socialmente responsáveis da Instituição, ressaltou a importância do envolvimento de toda a comunidade. “Nosso apelo é que todos procurem saber um pouco mais sobre o tema, com a finalidade de que deixem o receio de lado e contribuam com essa campanha tão bonita”

O projeto Seja um Herói – Salve Vidas é uma iniciativa de Claudio José dos Santos Azevedo, pai de João Pedro Azevedo, que entre os anos 2009 e 2015, lutou contra a Leucemia. O menino João Pedro faleceu em 2015, com 8 anos de idade, mas seu pai continua coordenando a causa, que já conquistou mais de 13 mil cadastros, em diversas campanhas por toda a região.

Para saber mais, acesse o site: www.sejaumheroi.com.br

Como faço para participar?

A 2ª etapa do mutirão de cadastros está prevista para o dia 14 de maio, no Campus Centro da Instituição.

Os voluntários deverão ter entre 18 e 55 anos, apresentar boa saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante) e estar munidos de documentos pessoais, como: RG, CPF e o cartão do SUS. Após o preenchimento da ficha de inscrição, uma amostra de sangue será coletada para posterior análise laboratorial.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password