Consultórios de saúde no Outubro Rosa

Todas as Unidades de Saúde do município de Votuporanga estão intensificando os esforços pela detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero neste mês de outubro considerado em todo mundo “Outubro Rosa”.

De acordo com a enfermeira do Programa de Saúde da Mulher do município, Karen Fernanda da Silva, os profissionais de todas as Unidades de Saúde estão preparados para orientar as pacientes sobre a prevenção do câncer de mama: com realização de auto-exame e mamografia (se necessário) e exame de papanicolau. “Neste ano já realizamos 5 mil exames de papanicolau, nossa meta é chegar a 8 mil”, destaca Karen.

A Secretária Municipal de Saúde de Votuporanga, a médica Fabiana Parma, destaca o preparo da equipe e a importância de participar da campanha. “As enfermeiras e médicos das Unidades de Saúde espalhados por todos os bairros de Votuporanga estão habilitados a realizar o exame clínico das mamas. O Câncer de Mama existe, mas pode ser diagnosticado precocemente, melhorando a qualidade de vida de nossas mulheres. Vamos juntos nesta luta!”.

As Unidades de Saúde estão todas decoradas em rosa, com os funcionários vestidos da mesma cor para que toda mulher lembre-se da importância de se cuidar e prevenir a doença. “As equipes de Saúde estão dedicadas a atender a saúde da mulher neste mês de outubro, usando todos os meios para chamar a atenção”, afirmou Karen.

A Secretaria Municipal de Saúde intensificará o atendimento às mulheres na semana do dia 21 a 25 de outubro e no dia 26, no sábado, será o dia D do Outubro Rosa. “Todas as unidades estarão mobilizadas para atender ao público no sábado, dia 26, das 8 às 17 horas para que todas as mulheres tenham a oportunidade de se prevenirem ”, disse Karen.

A Secretaria ainda está em parceria com diversas instituições da cidade para  mobilizar o maior número de mulheres nesta campanha. “Desde palestras em escolas e empresas até a caminhada que acontecerá nesta sexta-feira, dia 11”, finaliza Karen.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password