Unidades de Saúde ficarão abertas neste sábado até às 17h para vacinação contra gripe

Para ser vacinado é preciso levar a caderneta de vacinação ou documento de identidade e fazer parte do grupo prioritário

Neste sábado (9), acontece o dia D da Campanha Nacional da Vacinação contra gripe. Em Votuporanga, todas as 14 unidades de saúde ficarão abertas das 8 às 17 horas para imunização das pessoas. A expectativa é que muita gente procure os postos neste dia, já que, por se tratar de um sábado, algumas pessoas estão com mais tempo livre.

Para ser vacinado é preciso levar a caderneta de vacinação ou documento de identidade e fazer parte do grupo prioritário, que são idosos (60 anos ou mais), crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população carcerária, funcionários do sistema prisional, trabalhadores de saúde e portadores de doenças crônicas.

A campanha começou no dia 4 e segue até o dia 22. A expectativa é imunizar 22 mil pessoas dos grupos considerados prioritários. Nos três primeiros dias de campanha 1.144 pessoas já receberam a vacina. As unidades de saúde continuarão disponibilizando as doses durante a semana. “A vacina é um meio importante de prevenção, sobretudo de crianças e idosos, uma vez que diminuem as chances de complicações da doença nos meses mais frios do ano” – explica a enfermeira responsável pelo setor de imunização, Danieli Fortilli.

A dose é injetável e protege contra os subtipos do vírus influenza H1N1, H3N2, e B. A vacina não possui efeitos colaterais e não contém contraindicações, no entanto, de acordo com o Ministério da Saúde, pessoas que tenham apresentado reação anafilática em doses anteriores ou que tenham algum tipo de alergia grave à proteína do ovo devem evitar a imunização.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password