Unidade de Diálise da Santa Casa de Votuporanga completa 25 anos

Mais de 1,2 mil pacientes crônicos passaram pelo serviço, sendo que 99 foram transplantados e ao todo, 330 mil sessões já foram realizadas

A Unidade de Diálise da Santa Casa de Votuporanga completou no dia 8 de agosto, 25 anos de serviço e para comemorar foi realizado nessa terça-feira, dia 11, um café de aniversário. O evento contou com a presença de pacientes, ex-pacientes, médicos, colaboradores do setor e do Hospital, Diretoria, APREVO (Associação dos Pacientes Renais de Votuporanga) e imprensa.

Na oportunidade foi feito um balanço dos atendimentos da Unidade. Até o momento, mais de 1,2 mil pacientes crônicos passaram pelo serviço, sendo que 99 foram transplantados e ao todo, 330 mil sessões já foram realizadas. Atualmente, aproximadamente, 180 pacientes são atendidos por meio da diálise e mais 120, são acompanhados.

A médica Nefrologista e responsável pelo setor de Diálise da Santa Casa, Dra. Aparecida Paula Gondim Visona, narrou sobre a história da Unidade. “Foi um começo difícil, com tombos e batalhas, com uma equipe reduzida, apenas três máquinas tanque de diálise, que hoje já fazem parte do museu da nefrologia. O atendimento aumentou e ainda vem aumentando a cada dia e com isso já estamos na terceira fase de expansão das instalações e prevendo a quarta devido a quantia de pacientes.”

A presidente da APREVO, Hermelinda Marcaci Olivo, comentou sobre a parceria. “Tenho muito que agradecer por essa equipe, que cuida com tanto carinho dos pacientes e é graças ao apoio deles, que nós da Associação conseguimos tornar nosso trabalho possível.”

Para o provedor, Luiz Fernando Góes Liévana – Torrinha, o serviço está de parabéns. “A Unidade de Diálise poderá sempre contar com o apoio da Diretoria. Todos os envolvidos vem promovendo um belo trabalho, preservando a humanização do atendimento, que é uma meta constante visando a melhoria de todo o Hospital. Nesse setor podemos perceber o quanto o coração de cada um é grande em prol de um acolhimento digno aos pacientes.”

Durante a cerimônia foi feita uma homenagem para as pacientes mais antigas que passam pelo tratamento de diálise, Delsa Flores (há 25 anos) e Francisca Ovidio (há 20 anos) e também às pacientes transplantadas Nerli Fumico Matsuda (há 8 anos) e Adenair Nogueira da Silva Peres (há 3 anos).

A Unidade conta atualmente com 4 médicos Nefrologistas: Dra. Aparecida Paula Gondim Visona, Dra. Neide Oyama Tocio, Dra. Regina Silvia Chaves Lima e Dr. Arthur Eduardo Rodrigues Sanches. A equipe é composta ainda por 5 enfermeiros, 1 psicólogo, 21 técnicos de enfermagem, 7 recepcionistas e 3 colaboradoras responsáveis pela limpeza.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password