Unidade de Coleta de Sangue e Unifev promovem gincana solidária

Cerca de 70 alunos do curso de Fisioterapia da instituição já participaram da iniciativa; balanço realizado no mês de fevereiro aponta mais de 130 doadores atendidos no local

Pouco mais de 130 doadores passaram pela Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga no mês de fevereiro. Grande parte das doações foram conquistadas graças a uma gincana solidária entre estudantes realizada numa parceria da direção da Unidade com o curso de Fisioterapia da Unifev. O espaço é uma iniciativa da Prefeitura de Votuporanga, com o apoio da Santa Casa da cidade e Hemonúcleo de Ribeirão Preto.

Com isso, foi possível a captação de 106 bolsas de sangue e a inserção de sete novos cadastros de medula junto ao Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

 

A Integra Fisio Solidário consiste em uma gincana em que os alunos do 1º período do curso devem doar sangue, ao passo que, também precisam conduzir outras pessoas à Unidade de Coleta para a doação. Em apenas dois dias, a importante iniciativa já atraiu cerca de 70 voluntários. Terça-feira (6/3) é o prazo final para que esses estudantes consigam recrutar mais doadores para a gincana, acumulando mais pontos e fazendo o bem.

 

Academia Dragon 

Neste primeiro sábado do mês (3/3), é dia de abertura da Unidade de Coleta. Embora todos os horários já estejam agendados, graças a uma parceria com a Academia Dragon, que contará com o apoio dos alunos da escola para as doações, as pessoas podem ir até o local para obter mais informações e fazer o agendamento para as próximas datas.

Os agendamentos podem ser feitos pessoalmente, no próprio local, anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte, ou pelo telefone 3426-7530, ramal 210 ou (17) 98179-1989. O posto atende às terças-feiras, das 15h às 18h e às quintas-feiras, das 8h às 11h e nos primeiros sábados de cada mês. A capacidade é coletar até 40 bolsas diárias, e 60 bolsas durante o funcionamento aos sábados.

Para doar é necessário apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.

 

Tiro de Guerra

Na quinta-feira (8/3) a Unidade também contará com um importante reforço dos 50 atiradores do Tiro de Guerra 02-088 de Votuporanga, que aderiram mais uma vez a ação solidária.

 

Balanço Janeiro

No primeiro mês do ano, a unidade coletou 155 bolsas de sangue e 20 novos cadastros foram adicionados ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

 

Quem pode ser doador

Pessoas entre 18 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Mulheres podem fazer até 3 doações ao ano e os homens 4. Caso esteja tomando algum tipo de medicação, levar o nome do medicamento e apresentá-lo na unidade.

 

Não pode doar

Não é recomendada a doação para o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, portadores de hanseníase, malária, doença de chagas, HIV, diabetes ou câncer. Que fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco não deve doar.

 

Recomendações para a doação

Antes de doar é importante: dormir bem, pelo menos 6 horas; evitar jejum e fazer refeições leves e não gordurosas; evitar uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; e não fumar uma hora antes.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password