Unidade de Coleta de Sangue abrirá para doações neste primeiro sábado do mês

Vagas já foram preenchidas, mas os voluntários interessados poderão doar nos próximos dias; balanço do mês de julho apresenta captação de 143 bolsas de sangue.

Sábado (04/08), é o primeiro do mês de agosto, portanto é dia de doação de sangue na Unidade de Coleta de Votuporanga. Para esta data, todas as vagas já foram preenchidas, embora os voluntários interessados possam realizar a doação às terças, das 15h às 18h, e quintas-feiras, das 8h às 11h. Aos sábados, no primeiro do mês, o funcionamento da Unidade também é das 8h às 11h.

 

Informações sobre as doações, horários de funcionamento e agendamento de doadores podem ser feitas pelo (17) 3426-7530, ramal 210, ou pelo (17) 98116-7145. A Unidade funciona em prédio anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte.

Para doar é necessário apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.

 

Balanço

No mês de julho  a Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga captou 143 bolsas de sangue e oito cadastros de medula foram inseridos ao Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Em um mês 181 pessoas estiveram no local interessados pela doação.  Lembrando que o interessado pode ser voluntário para a doação de sangue, doação de medula ou ambos. A doação de sangue é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa independente de parentesco com o doador.

Em Votuporanga a unidade funciona por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Votuporanga, Hemonúcleo de Ribeirão Preto e Santa Casa de Misericórdia do município.

 

Doações

Para doar, é necessário apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.

Pessoas entre 18 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Mulheres podem fazer até três doações ao ano e os homens quatro. Caso esteja tomando algum tipo de medicação, é importante levar o nome do remédio e apresentá-lo na unidade de coleta.

 

Não pode doar

Não é recomendada a doação nos seguintes casos: o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; portadores de hanseníase, malária, doença de chagas, HIV, diabetes ou câncer; quem tenha feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;  quem fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco; está com febre, gripe ou infecção; ingeriu álcool até três dias antes da doação, entre outros impedimentos.

Vale destacar, as pessoas que foram vacinadas contra a gripe nesta Campanha de Imunização, devem aguardar por 30 dias após o recebimento da dose para realizar a doação.

 

Recomendações para a doação

Antes de doar é importante: dormir bem por pelo menos 6 horas; evitar jejum e fazer refeições leves e não gordurosas; evitar uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; e não fumar uma hora antes.

0 Comentários

Deixe um Comentário

um × 4 =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password