Tuk-tuks vão seguir resolução do Conselho Nacional de Trânsito

Os triciclos automotores de cabine fechada, conhecidos como tuk-tuks, são o novo tipo de transporte da cidade. Os veículos, que carregam passageiros, foram regulamentados na segunda-feira (29/2), depois da aprovação do projeto de lei 21/2016 pela Câmara Municipal.

Além da nova legislação, os profissionais que desejam atuar no ramo devem seguir a resolução 129 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O secretário de Trânsito, Transporte e Segurança de Votuporanga, Antonio Alberto Casali, ressaltou que os veículos devem possuir equipamentos de segurança segundo a resolução. “Para circular em áreas urbanas, o veículo deverá estar dotado dos seguintes equipamentos obrigatórios: cinto de segurança; espelhos retrovisores, de ambos os lados; farol dianteiro, de cor branca ou amarela; lanterna, de cor vermelha, na parte traseira; lanterna de freio de cor vermelha; pneus em condição de segurança; extintor de incêndio e muito mais”.

Lei municipal

Com a lei municipal, os donos de agências devem providenciar a regulamentação dos documentos. Os tuk-tuks seguem a mesma legislação do mototáxi, necessitando emplacamento na cor vermelha e vistoria de trânsito.

Neste sábado (5/3), vence a autorização provisória emitida pela Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança de Votuporanga. Interessados devem procurar a Prefeitura de Votuporanga, na Rua Pará, 3227.

O prefeito Junior Marão falou sobre a lei aprovada pelo Poder Legislativo. “O triciclo é reconhecido pelo Contran e seu uso já se faz em outras cidades. Em Votuporanga, há interesse de cidadãos querendo entrar nesse mercado de trabalho. Isso vai ao encontro de novas oportunidades de trabalho e será mais uma opção de transporte para a população, sendo fiscalizado pela Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança, seguindo as normas estabelecidas”, disse.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password