dom, 04 de maio de 2025

Trump elogia indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada nos EUA: “Não acho que seja nepotismo” 

Presidente dos EUA foi perguntado sobre a indicação do filho de Jair Bolsonaro e respondeu que aprova o nome de Eduardo, que é, para Trump, “um jovem extraordinário”. 

Nesta terça-feira (30), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, para a embaixada do Brasil em Washington. 

“Eu conheço o filho dele (Jair Bolsonaro), e eu considero que o filho dele é extraordinário, um jovem brilhante, incrível, estou muito feliz pela indicação”, disse Trump. Ele completou: “Eu conheço o filho dele e provavelmente é por isso que o fizeram (indicaram). Estou muito feliz com essa indicação”. 

Em seguida, o presidente americano foi perguntado se isso não seria nepotismo, do que ele discordou. “Não, eu não acho que é nepotismo porque o filho ajudou muito na campanha. O filho dele é extraordinário, ele realmente é.” 

Por fim, Trump deu a entender que não tinha conhecimento da indicação: “Eu acho que é uma grande indicação, eu não sabia disso”. 

Sugestão enviada 

O Brasil já submeteu aos EUA a sugestão do nome de Eduardo Bolsonaro para ocupar a embaixada em Washington, segundo o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. “Foi pedido o ‘agrément’ e esperamos a resposta americana, de acordo com a praxe diplomática. Mas tenho a grande certeza de que será concedido pelo governo americano, e Eduardo Bolsonaro será um ótimo embaixador”, disse Araújo, em entrevista coletiva que aconteceu durante encontro de ministros de Relações Exteriores que formam os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) no Rio de Janeiro, na sexta-feira (26) . 

“Agrément” é uma consulta que se faz ao país onde o embaixador será nomeado. Depois dessa etapa, a indicação de Eduardo Bolsonaro será submetida ao Senado, onde ele será sabatinado. 

Acordo comercial 

Mais cedo nesta terça, Trump já tinha dito que quer seguir em frente com um acordo de livre comércio com o Brasil. 

Ao falar com repórteres na Casa Branca, afirmou que tem um bom relacionamento com Brasil e com o presidente Jair Bolsonaro. “Eu tenho um ótimo relacionamento com o Brasil. Eu tenho um relacionamento fantástico com o seu presidente. Ele é um grande cavalheiro. Dizem que ele é o Trump do Brasil. Eu gosto disso, é um elogio. Eu acho que ele está fazendo um ótimo trabalho. É um trabalho duro, mas acho que seu presidente está fazendo um trabalho fantástico. Ele é um homem maravilhoso com uma família maravilhosa”, disse. 

FONTE: Informações | Leah Millis/Reuters 

Compartilhe!