Troque as suas senhas; e o mais rápido possível

A internet está sangrando. Um megabug, descoberto na semana passada, ameaça seriamente a segurança na rede mundial de computadores.

Chamada de Heartbleed, ‘coração sangrando’ em português, essa falha abriu o caminho para hackers descobrirem senhas de acesso de redes sociais e bancos on-line. A única solução para conter essa “hemorragia” é mudar todas as suas senhas, o mais rápido possível.

Facebook, Google, Yahoo, Gmail, Instagram, Pinterest, Tumblr e Netflix são alguns exemplos de sites afetados que necessitam ter as senhas alteradas. Adriano Mauro Cansian, doutor em segurança de redes e coordenador do ACME! Cybersecurity Research Labs (Laboratório de pesquisa de cibersegurança) da Unesp de Rio Preto, explica que ainda não é possível ter a exata dimensão do problema.

“Quando a falha é usada para atacar um servidor na internet, não fica nenhum vestígio da atividade ilícita. O problema afeta não só computadores, mas também muitos outros sistemas ligados na internet. É possível supor que algumas centenas de milhares de servidores foram atingidos diretamente”, contou.

Segundo Cansian, a falha é gravíssima porque todos os sistemas e sites que utilizam o software OpenSSL e suas variantes foram afetados. OpenSSL é um dos mais populares acervos de criptografia usado para embaralhar informações sensíveis passadas de um computador para outro. A estimativa é que dois em cada três servidores tenham sido afetados. Para saber se o site usa o OpenSSL, basta verificar no canto esquerdo do navegador se há o desenho de um cadeado verde.

“Heartbleed é o nome que foi dado a um problema no sistema OpenSSL. Esse sistema é uma biblioteca de softwares usada pela maioria dos sites para garantir a sua comunicação, utilizando um recurso de segurança chamado SSL. Ele é quem fornece o ‘s’ de segurança nos endereços da internet que têm o https”, explicou.

Credito: Diário Web

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password