Tecnologia da Informação: Votuporanga está entre as 13 melhores do Estado

Estudo do Tribunal de Contas feito com 95,65% dos municípios paulistas coloca Votuporanga entre seleto grupo de cidades que apresentaram boas práticas na área tecnológica

Os avanços tecnológicos na prestação dos serviços públicos em Votuporanga fizeram o município integrar ranking das 13 cidades do Estado de São Paulo com melhor índice na área de Tecnologia da Informação. Denominado como i-GOV TI, a pesquisa foi realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo com 616 municípios, que equivalem a 95,65% dos 644 jurisdicionados ao órgão.

A pesquisa é apresentada em faixas de resultado, onde se apura a efetividade das ações de tecnologia. Votuporanga está no grupo de cidades com índices referentes à Faixa A (Altamente Efetiva – com notas superiores a 90% do total de itens analisados) composto, na maioria, por municípios de grande porte como Adamantina, Charqueada, Itatiba, Monte Azul Paulista, Ourinhos, Santo André, Barueri, Guarulhos, Itu, Osasco, Rancharia e Vinhedo. A maioria dos municípios analisados está nas faixas B, com notas entre 60% e 74,99%, e C, com notas inferiores a 50%.

O trabalho apresenta as boas práticas que vêm dando certo no Poder Executivo Municipal, que são as atividades das prefeituras paulistas em diversos segmentos da área tecnológica. São as boas práticas em Governança de TI que merecem ser replicadas, dentro das possibilidades do orçamento e do planejamento municipal, em toda a Administração Pública.

Segundo o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Claudio Juny Figueredo, o Tribunal de Contas levantou as informações dos municípios por meio de questionários e averiguação in loco. Entre os itens analisados estavam: infraestrutura e qualidade dos equipamentos de TI, grau de informatização dos setores públicos, interligação das áreas, intranet, segurança e equipe técnica que atua na área de informática.

“Os sistemas de informatização que a Prefeitura implantou nas unidades de saúde, de assistência social e de educação, por exemplo, foram bem avaliados pelo órgão”, exemplificou Figueredo, que citou também os serviços eletrônicos de Ouvidoria Municipal e Transparência Pública.

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