Supermercados aquecem mercado de trabalho no fim de ano

As contratações para vagas temporárias no setor supermercadista neste final de ano deverão aumentar 3% em relação a 2011. Em novembro e dezembro do ano passado, houve aumento de 6.700 funcionários nos supermercados do estado de São Paulo.

Na avaliação da Associação Paulista de Supermercados (APAS), o crescimento esperado é expressivo, levando em consideração o aumento ocorrido em 2011. Hoje, os supermercados paulistas empregam 325 mil funcionários. Isso representa um crescimento de 3,34% em relação a setembro de 2011, de acordo com levantamento realizado pela APAS junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

O diretor do Departamento de Economia e Pesquisa da APAS Martinho Paiva Moreira explica que esses números são mais significativos nos meses de novembro e dezembro, quando ocorrem contratações para atender ao tradicional aumento das vendas de fim de ano.

Em outubro, 54,5% dos supermercadistas expressaram expectativa de elevação no número de funcionários nos próximos meses. Em outubro de 2011, apenas 32% esperavam esse aumento, segundo a Pesquisa de Confiança dos Supermercados (PCS/APAS).

 

Falta de mão de obra – O setor encontra dificuldade na contratação de novos colaboradores com perfis adequados a diversas vagas, desde operador de caixa até confeiteiro, o que dificulta no momento das contratações. “A dificuldade é maior quando a oferta é de vagas especializadas, como padeiro e açougueiro”, ressalta Martinho.

Os profissionais do setor vêm trabalhando exaustivamente para que essa lacuna seja preenchida, principalmente por meio da Escola APAS, que capacita gratuitamente os colaboradores dos supermercados associados para atender as demandas das lojas. A Escola APAS oferece cursos básicos de frios e laticínios, padaria e confeitaria, higiene e saúde, açougue, segurança no trabalho, motivação e liderança, vendas, entre outros.

 

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password