Sociedade civil se une para combater criminalidade

Os índices da criminalidade em Votuporanga preocupam moradores e autoridades civis, militares e políticas. Os números de roubos registrados nos últimos 20 dias, são assustadores, a Polícia conseguiu prender pelo menos seis assaltantes que estão atrás das grades à disposição da Justiça.

Todo este cenário preocupa comerciantes e as autoridades e, diante disso, o prefeito Junior Marão convocou uma reunião emergencial com as lideranças do município para discutir a segurança pública do município.

Preocupado com os casos de roubos registrados nas últimas semanas, o prefeito Junior Marão se reuniu, nesta quinta-feira (20), com representantes da sociedade civil organizada para discutir ações que possam melhorar a segurança pública no município. Apesar dos índices de criminalidade ser considerados baixos e, num geral, não registrarem aumento em relação ao ano passado, Marão afirma que “há um sentimento de insegurança na população”.

O encontro ocorrido no auditório da Secretaria da Cidade, reuniu lideranças políticas, representantes do Judiciário, do comando das Polícias Civil e Militar, clubes de serviços, entidades assistenciais e sindicatos ligados ao comércio. O prefeito ressaltou que a Segurança Pública nos municípios é de responsabilidade do Governo do Estado e, por isso, é importante a união de todos no sentido de cobrar medidas mais efetivas.

Contudo, o sentimento de insegurança preocupa a todos e, por este motivo, o Prefeito promoveu este encontro às pressas para buscar uma solução rápida e eficaz no combate à criminalidade.

Junior Marão anunciou algumas medidas emergenciais que serão implantadas, como a Atividade Delegada, que permitirá aos policiais militares desempenharem suas funções nos dias de folgas no policiamento ostensivo e no apoio às ações que são responsabilidade do município, como silêncio urbano, proteção do patrimônio público, fiscalização de estabelecimentos, entre outros.

Ao abrir a palavra às autoridades presentes no debate, o capitão Edson Fávero – comandante da Polícia Militar trouxe números sobre os índices de criminalidade de Votuporanga e “soltou” o verbo em relação à segurança do município.

Em seu pronunciamento, o capitão explicou que o que mais preocupa é o baixo número de efetivo policial para atender a demanda de Votuporanga e das cidades da região.

Já o presidente da Câmara Municipal – vereador Eliezer Casali foi enfático “somente com a junção de forças de todos, vamos sair do papel e promover uma caravana e  em audiência pública com o governador do Estado e cobrar de forma veemente ações rápidas que visem aumentar o efetivo das polícias Civil, Militar e do Instituto de Criminalística”, disse.

Para tanto, Eliezer disse que fará um manifesto e vai buscar o apoio dos 15 vereadores que irão assinar um ofício cobrando rápida ação do Estado.

Mostrando-se bastante preocupado com a sensação de insegurança e medo que os comerciantes atravessam, principalmente donos de farmácia, Carlos Matta, representando a associação de farmácias e drogarias, disse que todos estão receosos e preocupados com o atual momento da cidade. Pediu medidas enérgicas e urgentes no sentido de aumentar a fiscalização nestes pontos.

Também manifestaram apoio ao movimento e pediram a união da sociedade em geral, o juiz de Direito de Votuporanga, José Manuel Ferreira Filho, o delegado Seccional de Polícia, Osny Marchi e representantes do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança Pública).

O vereador Serginho da Farmácia fez um desabafo emocionante aos presentes, pois ele sentiu na “pele” o medo do assalto, já que foi vítima de ladrões armados nesta semana, em seu estabelecimento no bairro Pozzobon.

De concreto na reunião também ficou definido que toda a sociedade votuporanguense vai apresentar um manifesto oficial ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, ao secretário estadual de Segurança Pública Fernando Grella e ao comando da PM de São Paulo, onde vai conter a principal reivindicação para Votuporanga: o aumento do número de policiais militares para o município.

 

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password