Sistema de Abastecimento de Água passa por manutenção

A Saev Ambiental informa que o poço profundo que abastece a Zona Norte de Votuporanga está com a produção de água comprometida por causa da queima de uma bomba de abastecimento. A autarquia solicita a colaboração dos moradores de toda a cidade para que economizem água, principalmente, nos dias de pico, as segundas e sextas-feiras.
Equipes se revezam trabalhando no local de forma ininterrupta para efetuar a troca do equipamento que está há 177 metros profundidade. A previsão é que o abastecimento se normalize em até 15 dias.
 
A autarquia adotou uma medida de urgência recomendada para esta situação que é a de direcionar água para a Zona Norte através dos outros dois sistemas em funcionamento nas regiões centro e Sul. “A produção de água que temos no momento está sendo utilizada para abastecer toda a cidade, através do envio da água do centro e Sul para suprir a demanda da região Norte. Por isso, se não houver economia de todos, podemos sentir a falta de água”, comenta o engenheiro Aldo Takao Okoti, da Divisão de Projetos e Obras.
Devido à possível sobrecarga nos sistemas, os reservatórios de distribuição da Zona Norte poderão ser fechados das 13h às 17h, para o reabastecimento.
O superintendente, Eng. Marcelo Marin Zeitune, destaca que os serviços estão sendo executados com a máxima urgência, sendo necessária a contratação de guindaste com capacidade mínima de 30 toneladas. “Faz-se necessária a desmontagem das colunas, retirada do motor de 450 CV, caixa de rolamento, eixos de transmissão, cabeçote e colunas de 10 polegadas”.
Zeitune destaca ainda que “foi um problema técnico inesperado e, por isso, contamos com a colaboração da população neste período de trabalho ininterrupto. Estamos com prioridade máxima na reparação”.
O serviço de plantão da Saev está à disposição através do telefone 0800-7701950.
Bairros da Zona Norte
O setor atingido compreende os bairros Pozzobom, Jardim Pró Povo, Residencial Santa Amélia, Conjunto Habitacional João Albarello, Jardim Brisa Suave, Residencial Prado, Conjunto Habitacional Vereador José Nunes, Loteamento Parque Residencial Colinas, Loteamento Vila Residencial Morini, Parque das Nações I, Parque das Nações II, Residencial Bortoloti, Jardim Morini, Parque Rio Vermelho e Jardim Santa Iracema.
Abastecimento
A água oferecida pela Saev Ambiental, para atender 100% de Votuporanga, sai de três pontos: da Estação de Tratamento de Água que produz 35% da água para a região central; o Poço Profundo da Zona Norte, com mais 30% e o Poço Profundo da Zona Sul, responsável por outros 35%. A rede de distribuição tem 420 km de tubulação e atende 32 mil ligações de água.
Consumo acima da média
Cada votuporanguense consome por dia 250 litros de água, acima da média nacional que é de 120 a 200 litros por pessoa. A Organização das Nações Unidas (ONU) preconiza que cada pessoa necessita de 3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene), mas em Votuporanga este número quase duplica, chegando a 7,5 mil litros/mês.
Dicas para economizar água
– Use um regador ou esguicho-revólver para molhar os jardins. No verão, regue uma vez por dia, preferencialmente antes das 8 horas da manhã ou depois das 17 horas. No inverno a rega pode ser feita a cada três dias durante o mês, no mesmo horário.
– Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e só aí abra a torneira para molhá-los. Não deixe água correndo enquanto executa alguma tarefa. Ensaboe primeiro, e só depois enxágue.
– Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Caso use lavadora de roupa, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana. Se em sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágue. E aproveite esta última água para lavar o quintal ou a área de serviço.
– Tome banhos curtos, fechando as torneiras enquanto se ensaboa. Ao terminar, verifique se elas estão bem fechadas.
– Adote a varrição em todos os locais em que isso for possível. Para limpeza da casa, use pano úmido. Não lave o carro na estiagem.
– Jamais use a mangueira para lavar o carro ou varrer o quintal e a calçada.
– Escove os dentes com a torneira fechada. Abra-a apenas para enxaguar. O mesmo vale para a hora de fazer a barba.
– Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password