Simulador de direção agora é opcional para todas as autoescolas da cidade

O equipamento custa em torno de R$ 40 mil e Votuporanga já possui um aparelho

Após a polêmica de uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que estabelecia a obrigação de todas as autoescolas em terem um simulador, agora o aparelho é facultativo e pode ser substituído pelas aulas noturnas. Uma portaria do Detran (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo) de junho deste ano determinou a nova regra.

De acordo com artigo 24 da resolução, os simuladores de direção veicular fabricados ou fornecidos pelas empresas homologadas pelo Denatran já adquiridos por Centros de Formação de Condutores anteriormente à publicação da portaria poderão ser utilizados para a realização das aulas práticas noturnas, desde que atendam o conteúdo didático-pedagógico estabelecido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Como o próprio nome já informa, os aparelhos têm como finalidade que o aluno conheça como é dirigir um carro para poder tirar sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

A proprietária e diretora de ensino de uma autoescola de Votuporanga, Rosa Aparecida Pereira Romero, adquiriu simulador de direção. Ela conta que, apesar de não ser mais obrigatório o uso, as vantagens do aparelho são muitas.

“Vamos aproveitar bastante o simulador, principalmente para substituir as aulas noturnas. Desta forma damos mais segurança ao aluno e evitamos assaltos e outras situações perigosas como já aconteceu”.

O equipamento custa em torno de R$ 40 mil. No total, o aluno tem que cumprir 20 aulas de direção, quatro teriam que ser noturnas, então as autoescolas que possuem o simulador, deixam o aluno fazer três aulas nele e uma só noturna na rua.

“Nosso aparelho chegou já faz dois meses, ele está funcionando, mas por um problema de comunicação com o sistema do Detran, as aulas ainda não podem ser computadas”, conta Rosa.

Ainda não há previsão de quando o simulador possa começar a ser utilizado pelos alunos de Votuporanga, mas a proprietária garante que será em breve. Isabela Jardinetti/A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password