“Setembro Verde” é aprovado pela Câmara Municipal de Votuporanga

De autoria do Presidente da Câmara, vereador Osmair Ferrari, o “Setembro Verde” determina a realização de ações de conscientização e disseminação da importância da inclusão social de pessoa com deficiência.

De autoria do Presidente da Câmara Municipal de Votuporanga, vereador Osmair Ferrari, o Projeto de Lei n°156/2017 foi aprovado por unanimidade de votos durante a 35ª Sessão Ordinária, da última segunda-feira (2).

Setembro Verde

A presente proposta legislativa tem por objetivo instituir no município o “Setembro Verde”, período que terá por objetivo dar visibilidade à causa da pessoa com deficiência.

Setembro foi escolhido para essa ação em razão do dia 21 ser o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Já a cor verde foi escolhida por simbolizar a esperança e o renascimento. Também vale ressaltar que é de suma importância a fixação de um período do ano em que a sociedade se dedicará com mais afinco e entusiasmo a discutir questões relacionadas à inclusão social da pessoa com deficiência, contribuindo fortemente para que possamos alcançar, com maior rapidez, a plena inclusão social.

Esse cenário permitirá a essas pessoas participar da construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária, em igualdade de condições com os demais cidadãos.

Ademais, a proposta determina a realização de ações de conscientização e disseminação da importância da inclusão social de pessoa com deficiência, que podem envolver o estímulo à participação social; a conscientização da família e da sociedade sobre a importância desse tipo de inclusão; a promoção da informação e da difusão dos direitos das pessoas com deficiência; a divulgação das conquistas, desafios e boas práticas de políticas públicas relacionadas a esse segmento. Para o desenvolvimento dessas ações, a Casa de Leis sugere na proposta, entre outros, a realização de palestras, encontros comunitários, iluminação de espaços com a cor verde, além de outras medidas que visem dar suporte a visibilidade à inclusão social das pessoas com deficiência.

A proposta foi solicitada pelos representantes da APAE de Votuporanga e da Federação das APAEs do Estado de São Paulo – FEAPAES-SP, que objetiva tornar essa campanha cada vez mais ampla. A mesma representa um avanço no que tange às políticas públicas municipais direcionadas à inclusão da pessoa com deficiência.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password