Senac Votuporanga participa do II Fórum de Sustentabilidade Noroeste Paulista

A unidade levará exposição a exposição fotográfica São Paulo cidade (in)sustentável, sob curadoria de João Kulcsár, ao evento que acontece em 25 de novembro

O Senac Votuporanga é parceiro do II Fórum de Sustentabilidade Noroeste Paulista, que acontece no dia 25 de novembro. O evento, idealizado pela Ecologic Projetos e Consultoria Ambiental, apresenta tendências no cenário da sustentabilidade e seus impactos nos negócios, no meio ambiente e na sociedade.

O principal objetivo do fórum é despertar o interesse do público, principalmente o empresarial, para a implementação de ações preventivas e sanativas dos impactos ambientais causados pela atividade produtiva. Segundo Eliane Baltazar Godói, gerente do Senac Votuporanga, é imprescindível o apoio à iniciativas na área de sustentabilidade para o desenvolvimento urbano. “Como educadores, temos o compromisso de formar protagonistas conscientes e atuantes perante a preservação do meio ambiente e disseminadores de atitudes sustentáveis em todos os âmbitos, sejam empresarial, industrial, educacional e, inclusive, pessoal”, explica.

A programação é variada e traz palestras, mesas-redondas, apresentação de cases e exposição de fotografias, contando com a presença do pioneiro na luta pela sustentabilidade no Brasil, Ricardo Young; a fundadora do Instituto Agires, Heloisa Melillo; o jornalista especialista em meio ambiente, André Trigueiro; e a gerente de sustentabilidade e gestão da AES Brasil, Luciana Alvarez.

O Senac Votuporanga levará a exposição fotográfica São Paulo cidade (in)sustentável, sob curadoria de João Kulcsár. O objetivo é mostrar a maior cidade do Brasil por meio de 20 imagens de importantes fotojornalistas da Folha de S. Paulo. João Kulcsár é docente de fotografia do Senac São Paulo, tem mestrado em artes pela Universidade de Kent, Canterbury, UK, com bolsa do British Council, foi professor visitante na Universidade de Harvard, EUA, pela Comissão Fulbright. Curador de exposições fotográficas no Brasil e no exterior.

O II Fórum de Sustentabilidade Noroeste Paulista acontece das 7h30 às 19h30, no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, que fica na Avenida dos Bancários, 3299 – Vale do Sol – Votuporanga/SP. Inscrições e mais informações podem ser obtidas no site www.fsnp.com.br.

O evento, que será certificado pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, é realizado pela Ecologic Projetos e Consultoria Ambiental com o apoio do Senac Votuporanga, Saev Ambiental, Agires, IFSP, Sebrae, Airvo, Unifev, WebPic, Revista Casa Nova, Ville Hotel e prefeitura de Votuporanga.

Confira a programação:

 

II Fórum de Sustentabilidade Noroeste Paulista

Data: 25 de novembro

Horário: das 7h30 às 19h30

Local: Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo

 

7h30 – Inscrições e Distribuição de Material

 

8h – Abertura (Apresentação Grupo “Terra Seca” – Projeto Casa de Cultura e Cidadania)

 

8h30 – Palestra I: Sustentabilidade x Desenvolvimento / Líderes Sustentáveis – Ricardo Young

Um dos problemas mais complexos da sociedade atual é como tentar se desenvolver sem causar danos ao equilíbrio ecológico. A escassez de água, aquecimento global, crise energética, despreparo dos profissionais frente aos desafios do mercado de trabalho, entre outros , tem exigido que os executivos das organizações privadas e das administrações públicas, repensem seu papel enquanto LÍDERES. O que o planeta e a sociedade esperam desse novo líder? Como promover desenvolvimento econômico e social de forma sustentável?

 

10h – Coffee Break / Espaço Estandes

 

10h30 – Mesa I: Crise e Eficiência energética / Energias renováveis – Luciana Alvarez, André Trigueiro

Vivemos em uma economia cada vez mais dependente da produção de energia hidrelétrica – que vive uma crise de escassez. Hoje se discute um redesenho da matriz energética brasileira com a inclusão – em escala – de energias renováveis, especialmente eólica e solar, assim como de programas cada vez mais abrangentes de eficiência energética.

 

10h30 – Almoço

 

13h30 – Política Nacional de Resíduos Sólidos/Logística Reversa/ Consumo Consciente – Lucien Belmonte, Cristina Bodas e Carlos Eduardo Maia

O que muda na vida das Empresas e no seu relacionamento com as Administrações Públicas no âmbito da Nova Política Nacional de Resíduos Sólidos? Qual é a responsabilidade das empresas quanto ao gerenciamento de seus resíduos internos e no descarte de seus produtos pelo consumidor final (logística reversa)? Como e por que realizar ações de Educação Ambiental no setor empresarial? Responsabilidade compartilhada e qual é o papel da administração pública nesse processo?

 

15h – Apresentação de Case (Implantação do PNRS no âmbito municipal) – Luiz Gustavo Gallo. A política municipal de resíduos sólidos no município de Votuporanga. Um caso de sucesso.

 

15h45 – Coffee Break

 

16h05 – Mesa III: Cidades Sustentáveis/ Mobilidade Urbana – Ricardo Young e André Trigueiro

Uma cidade sustentável é aquela que adota uma série de práticas eficientes voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Desafios como mobilidade urbana (diminuição do tráfego de veículos, incentivando outras formas de locomoção), redução de poluentes, investimentos em educação ambiental, arborização pública, entre outros, são ações de fundamental importância no planejamento sustentável dos municípios. O desafio da Mobilidade Urbana não é mais uma exclusividade das grandes metrópoles. Pequenas e médias cidades precisam planejar seu desenvolvimento econômico e social com olhos para como seus habitantes vão se deslocar para trabalhar, estudar, consumir, se exercitar e aproveitar seus momentos de lazer hoje e daqui 10, 20, 50 anos.

 

17h30 – Palestra: A Educação como instrumento de transformação – Heloisa Melillo

Como e porque a educação é hoje responsabilidade de todos e de sua melhoria depende o futuro da economia? O que minha empresa ou município pode fazer para promover o desenvolvimento por meio da melhoria dos níveis educacionais da sociedade local?

 

18h15 – Apresentação de Case: Responsabilidade Social – Luciana Alvarez

A ISO 26.000 é uma Norma Internacional de Responsabilidade Social Empresarial que tem como objetivo traçar diretrizes para ajudar empresas de diferentes portes, origens e localidades na implantação e desenvolvimento de políticas baseadas na sustentabilidade (Triple bottom line).

 

19h15 – Encerramento

 

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA – São Paulo cidade (in) sustentável

O Senac São Paulo apresentará, com a curadoria de João Kulcsár, a exposição fotográfica São Paulo cidade (in)sustentável. O objetivo é mostrar a maior cidade do Brasil por meio de 20 imagens de importantes fotojornalistas da Folha de S. Paulo.

João Kulcsár Professor do bacharelado em fotografia do Senac São Paulo, tem mestrado em artes pela Universidade de Kent, Canterbury, UK, com bolsa do British Council, foi professor visitante na Universidade de Harvard, EUA, pela Comissão Fulbright. Curador de exposições fotográficas no Brasil e no exterior.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password