Senac Votuporanga oferece programação diferenciada sobre empreendedorismo

O Senac Votuporanga realiza até 27 de novembro, diversas atividades em comemoração à Semana Global de Empreendedorismo, evento que acontece em mais de 130 países, envolvendo milhares de organizações e milhões de pessoas com o objetivo de fortalecer a cultura empreendedora: conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.

As atividades são gratuitas e envolvem palestras, workshops, cases de sucesso, exposições e oficinas. Segundo a gerente do Senac Votuporanga, Eliane Baltazar Godoi, qualquer pessoa pode empreender, desde que haja planejamento, boa vontade e muito estudo. “O evento visa proporcionar aos participantes uma visão empreendedora, expandir os pensamentos sobre o assunto, capacitando-os e abrindo um leque de novas possibilidades”, explica.
A programação abriga nomes como o repórter da TV Tem, Marcos Paiva, apresentador do programa De Ponta a Ponta; o prefeito de Votuporanga, Junior Marão; os professores Sandro Dinardi, docente do Senac; e Fernando da Torre, ex-docente do Senac e atualmente faz parte do corpo docente do Centro Universitário de Votuporanga, na área de Sistemas de Informação.

Programação
No dia 6, a unidade ofereceu a exposição Grandes Histórias, das 10h30 às 16 horas. Em banners que criam um ambiente temático, foram expostas histórias de funcionários que tiveram visão empreendedora e superaram dificuldades. Como o caso de Claudilene, que saiu do nordeste do país com o sonho de viver em São de Paulo e hoje é docente do curso de Podologia, e Marli Moreti, que trocou a profissão de empregada doméstica pela Enfermagem e atualmente ocupa cargo de coordenação e faz parte do corpo docente do Senac.
No dia 12, das 8h30 às 12h30, acontece a feira Podologia: inovando com novos recursos, na qual serão apresentadas novas propostas de utilização de recursos na Podologia.
Já no dia 13, acontece a oficina Jogos com materiais recicláveis, na qual o docente Ricardo Zaccarelli e a funcionária Maria de Lourdes Lacerda dos Santos ensinam os processos de construção de jogos e brinquedos com materiais recicláveis – um verdadeiro resgate dos jogos infantis e do lúdico no processo do desenvolvimento humano. A oficina acontece em dois períodos: a tarde, das 13h30 às 17h30; e a noite, das 20 horas às 22h30.
Dias 13 e 14, os alunos dos cursos pertencentes ao Programa Aprendizagem realizam a exposição O empreendedor que existe em mim, que consiste no material produzido na Oficina de Decupagem que eles realizaram. Os alunos confeccionaram fantoches para a realização da peça teatral O Menino Gentileza, que será apresentada no espaço de convivência da unidade no período da tarde. O texto e o cenário também foram produzidos pelos próprios alunos.
Nos dias 19 e 20, ex-alunos do Senac e que hoje são funcionários da instituição, também realizarão mini palestras contando sobre suas trajetórias, objetivos e dificuldades para chegarem na posição que se encontram. Esse encontro acontece nos períodos da manhã e da tarde.

Palestras

Dia 14, às 20 horas
Palestra: Experiências de vida e sucesso profissional, com Marcos Paiva
O repórter da TV Tem, Marcos Paiva, apresentador do programa De Ponta a Ponta, compartilha suas experiências de vida até chegar ao sucesso profissional. Marcos Paiva é formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Unifev. Começou a carreira em 1997, na Rádio Universitária da Faculdade UNI FM e foi também cinegrafista e repórter da TVU. Em 2000, foi trabalhar como repórter da TVi, afiliada do SBT, passando por Araçatuba, São José do Rio Preto e Campo Grande. Em 2005, foi contratado pela TV Tem, afiliada Globo em Bauru/SP, onde ficou por três anos no jornalismo até ir para Sorocaba apresentar o De Ponta a Ponta, onde permanece até hoje. Com 16 anos de carreira, além do seu trabalho na TV, Marco possui também uma produtora de vídeo, MP FILMES.

Dia 21, às 21 horas
Palestra: Tendências de Mercado e Atitudes Empreendedoras, com Fernando Datorre
Fernando Datorre é ex-docente do Senac e atualmente é docente da Unifev, na área de Sistemas de Informação, ministra a palestra voltada ao desenvolvimento de sistemas e os caminhos para se tornar um empreendedor.

Dia 25, às 20 horas
Palestra: Abordando o Comportamento Empreendedor na Gestão Pública, com Nasser Marão Filho
O prefeito de Votuporanga, Nasser Marão Filho nasceu em Votuporanga é formado em Direito. Mas, aos 19 anos, com a morte do pai, foi chamado a administrar os negócios da família, foi provedor da Santa Casa de Misericórdia da cidade, foi prefeito entre 2009-2012 e reeleito para o atual mandato com um dois maiores índices do Brasil, atingindo um pouco mais de 90% dos votos válidos. É também ganhador do Prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor.

Para participar das palestras, é necessária a inscrição prévia pelo site www.sp.senac.br/riopreto.

Workshop
No dia 27, para encerrar o evento, o professor Sandro Dinard realizará o workshop Como Elaborar um Currículo, a partir das 20 horas, na Escola Clary, que fica na Rua Rio Grande, 1719, Chácara das Paineiras
Docente do Senac Votuporanga na área de Administração e Negócios, Dinardi orientará quanto à elaboração correta de um currículo profissional. O professor é formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão de Empresas com Ênfase em Marketing e pós-graduando em Gestão Escolar. Tem, ainda, sete anos de prestação de serviços no Sebrae-SP como instrutor de cursos na área de abertura de empresas.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password