Semana do Bebê termina com homenagens às mães participantes

A manhã desta sexta-feira (30/8) foi muito especial para as mães de bebês que frequentam o Consultório Municipal “Dr. Ruy Pedroso” no bairro Jardim Palmeiras em Votuporanga. Chegando ao fim da programação da 3ª Semana do Bebê, médicas, enfermeiras e toda a equipe de profissionais da unidade de saúde prestaram homenagem a todas as mães que acompanharam as oficinas, palestras e rodas de conversas com brindes e entrega de certificados.

 

Entre as homenagens teve o agradecimento a uma mãe em especial: Érica Cristina Galhardi, mãe do bebê Enzo Gabriel de seis meses. Além de receber um certificado por ter concluído o período de seis meses de aleitamento materno exclusivo, Érica também recebeu um prêmio de gratificação por ter sido doadora de leite materno durante cinco meses e contribuído com a amamentação de diversos bebês da cidade.

 

Primeiros socorros

No Consultório Municipal “Dr. Gumercindo Hernandes Morales” do bairro São João uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) orientou as mães de forma prática e bastante clara sobre como proceder em casos de engasgo com leite ou objetos, queimadura, choque elétrico, quedas e convulsões. O enfermeiro Elvis Rodrigues destacou que em casos de engasgo não é correto sacudir o bebê ou a criança. “Muitas pessoas, naquela situação de desespero, acaba cometendo esse erro, isso é muito comum, mas não pode. Essa atitude pode ocasionar a síndrome do bebê sacudido, que é quando causa uma lesão no cérebro e a criança fica sonolenta e não responde a estímulos. Por isso é necessário ter bastante calma e o principal, ligar para o SAMU pelo telefone 192, que sempre teremos médico e toda uma equipe de profissionais para orientar em todo o procedimento enquanto outra equipe se desloca até o local do fato”, explicou. A palestra ainda contou com a participação do 1º sargento Antonio Aparecido Cardenas e do técnico em enfermagem Alex Lopes, todos integrantes da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

 

Desenvolvimento Emocional

Outra palestra que também reuniu grande público foi no PAS “Dr. Walter Eleutério Rodrigues”, no bairro São Cosme, na quinta-feira (29/8) com o médico psiquiatra José Rubens Naime. Durante o encontro o médico abordou diversas situações que podem abalar o emocional das mulheres grávidas e com isso afetarem o desenvolvimento emocional dos bebês. “O medo da perda, problemas de saúde da mãe como diabetes e hipertensão, a própria aceitação do bebê e as condições financeiras são algumas das situações que podem interferir no emocional da mãe e prejudicar o desenvolvimento do bebê”. O médico também falou sobre o prejuízo causado na saúde física e emocional dos bebês filhos de usuárias de drogas e álcool. “O crack, por exemplo, afeta uma área do cérebro que faz a pessoa não ter fome, com isso o desenvolvimento do bebê pode ser comprometido. Sem contar que uma mãe grávida, usuária de droga, pode se submeter a inúmeros riscos que comprometem também essa criança que está sendo gerada”, explicou.

 

Saúde Bucal

No Consultório Municipal “Dr. Danilo Alberto Medeiros” do bairro Vila América a dentista Adriana Parra falou sobre as formas de prevenção às cáries, principalmente àquelas causadas pela mamadeira. “A escovação da noite, antes de dormir, é a mais importante do dia, pois, durante toda a noite não haverá salivação. Sendo assim, o ideal para uma criança que já possui os primeiros dentes é escovar pelo menos três vezes ao dia”. Ela informou que a cárie de mamadeira acomete até 60% das crianças com até seis meses de idade. A dentista alertou ainda que se a mãe notar manchas brancas opacas nos dentes da criança deve procurar um dentista imediatamente, pois é um dos primeiros sinais da cárie. “É preciso ter muito cuidado com a saúde bucal da criança desde o aparecimento dos dentes de leite, pois são eles que irão direcionar os dentes permanentes que chegarão em seguida”, finalizou.

 

Passeata e Caravana

Neste sábado (31/8) acontece o encerramento da Semana do Bebê com a passeata, às 10 horas, que parte da Rua Amazonas, no cruzamento com a Mato Grosso, e segue até a Praça Cívica onde acontecerá a Caravana da Brincadeira. A passeata é para mães com crianças de 0 a 3 anos em carrinhos ou até mesmo no colo e a caravana foi pensada para crianças de 0 a 10 anos. As primeiras 50 crianças que chegarem à passeata receberão camisetas da Semana do Bebê e ao final haverá sorteio de diversos brindes.

 

O evento faz parte das ações do programa Primeiríssima Infância que visa garantir ao bebê um ambiente saudável e os estímulos certos durante os primeiros três anos de vida. A Semana do Bebê foi organizada pela Prefeitura de Votuporanga, por meio das secretarias da Educação, Cultura e Turismo, Assistência Social e Saúde, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Centro Universitário de Votuporanga (Unifev). Mais informações sobre o programa Primeiríssima Infância pelo telefone (17) 3405-9750.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password