Semana do Bebê terá capacitações e eventos para a comunidade

Votuporanga está entre as 17 cidades do Estado de São Paulo que se dedicam de maneira especial a dar atenção à Primeiríssima Infância, considerado o período da gestação, parto e os primeiros anos de vida da criança.

Uma rede capacitada de profissionais foi formada, com apoio da Prefeitura, Unifev, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Governo do Estado, para desenvolver diversas atividades com gestantes, mulheres e bebês visando a saúde e o auxílio a esse público. Atualmente, a cidade é referência para outros 16 municípios e periodicamente sedia capacitações e treinamentos.

Na próxima sexta-feira (24), Votuporanga realiza o 2º Fórum Municipal da Primeiríssima Infância marcando a abertura da 8ª Semana do Bebê, que se segue até o dia 31 de agosto.

O Fórum terá início às 7h30 no Auditório da Unifev, na Cidade Universitária, com a abertura oficial e logo após a palestra sobre Atuação em Redes- Avanços e Desafios, com a gerente do Senac São Paulo, Eliane Baltazar Godoi.

Na programação, consta ainda uma exposição dos avanços intersetoriais, do PAM- Programa Aprender Melhor, e um Grupo Técnico para Acompanhamento de Gestantes Usuárias de Álcool e outras Drogas.

A Articuladora Municipal, Silvia Letícia de Faria, conta que o objetivo é propor reflexões à luz dos avanços que o município já atingiu na prática intersetorial, bem como buscar estratégias de implementação nas áreas e setores que ainda precisam de fomento para trabalho integrado no âmbito da primeiríssima infância.

O evento é voltado para gestores e lideranças dos setores da saúde, assistência social, educação e outras áreas do Poder Público que compõem a rede de apoio à primeiríssima infância de nosso município e instituições parceiras no Programa São Paulo Pela Primeiríssima Infância.

8ª Semana do Bebê…

Após a realização do Fórum que tem o foco nos profissionais, será realizada a Semana do Bebê com uma extensa programação, de segunda a sexta-feira (27 a 31), voltada para famílias com crianças de 0 a 3 anos e mulheres grávidas. As atividades serão em diversos lugares da cidade e em horários variados. Toda a comunidade está convidada a participar. Acesse o link para conferir a programação completa https://goo.gl/JMxdDV

Dentre as atividades previstas estão a aplicação da técnica de massagem para bebês (Shantala); orientação familiar; brinquedos e brincadeiras; carreata; confecção de brinquedos de sucata; contação de histórias; teatro e oficinas de orientações e atendimento à comunidade sobre espaços lúdicos.

Além de orientações sobre parto humanizado, assistência da doula e aleitamento materno; a importância do desenvolvimento pleno de 0 a 3 anos; importância da higienização bucal e escovação de 0 a 3 anos; síndrome mão, pé, boca; absorção de vitaminas pelo organismo e administração correta de medicamentos e desenvolvimento normal da fala e linguagem.

Com o lema “Brincar é coisa séria”, o projeto ainda reafirma que brincar é a melhor maneira para que as crianças se relacionem com o mundo exterior. Desde o dia em que nascem, as crianças estão ansiosas e determinadas a entender como o mundo funciona. E elas fazem isso através da brincadeira, utilizando todas as ferramentas que estiverem a sua disposição. Brincar com a criança não é somente diversão – é uma das formas mais importantes de os adultos estimularem seu desenvolvimento.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password