Semana de Combate ao Trabalho Infantil segue até sábado

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Creas, está realizando desde 10 de junho, a Semana de Combate ao Trabalho Infantil. O evento acontece até o próximo sábado, 16 de junho, nos períodos da manhã, tarde e noite, em diversos locais com o objetivo de promover a mobilização da sociedade em geral, e o intuito de alertar a população com esclarecimentos no que compete ao enfrentamento e ao combate do trabalho infantil.

Entre as atividades, está acontecendo a panfletagem em locais de alto fluxo e pontos estratégicos da cidade. “Vamos divulgar o Creas e o seu serviço de Combate ao Trabalho Infantil, além de mostrar verdades, desmistificar mitos, conceitos e esclarecimentos do que é Trabalho Infantil; pontuar os órgãos colhedores de denúncias; propiciar o comprometimento e a responsabilidade da sociedade no combate ao trabalho infantil, principalmente na importância em denunciar, e muitas outras ações”, detalha a coordenadora do Creas, Iara Rosane da Costa.

A coordenadora explica que o trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho. “Essa questão não deve ser entendida como fator positivo para crianças e adolescentes em condições de pobreza e risco social. Nesta concepção temos a questão do trabalho doméstico e o trabalho no meio rural como algo natural, o que fortalece a utilização da mão-de-obra infantil como algo farto e barato”.

Visando a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, Votuporanga implantou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, PETI, desde 2002. “O PETI é um Programa do Governo federal que tem como objetivo de retirar crianças e adolescentes do trabalho considerado penoso, perigoso, insalubre ou degradante, ou seja, do trabalho que coloca em risco a saúde, segurança, desenvolvimento mental e psíquico”, informa.

Desta forma, Iara aponta que quanto mais às crianças e adolescentes são absorvidos pelo trabalho, maior é a possibilidade de terem um mau desempenho escolar. “Neste sentido, o enfrentamento e o combate ao trabalho infantil são fundamentais no processo da efetiva conquista enquanto sujeitos de direitos e pessoas em condições de desenvolvimento, ferramenta que contribui para minimizar os efeitos desse fenômeno tão perverso que é a exploração do trabalho de crianças e adolescentes”.

O Creas é vinculado à secretaria municipal de Assistência Social, localizado na rua Tocantins, 3702, Santa Eliza, e atende pelo telefone (17) 3423 3673.

CONFIRA A PROGRAMÇÃO COMPLETA

Quarta, 13 de junho

Noite – 19h às 21h. Divulgação/Panfletagem no Grupo Renda Cidadã – Cras Sul.

Quinta, 14 de junho

Manhã – 8h às 11h. Divulgação/Panfletagem no Força Jovem II – Cras Norte.

Noite – 19h30 às 22h. Mobilização Social com divulgação, panfletagem na feira da praça São Bento. Haverá animação com música eletrônica, slides, orientações com profissionais e apresentações artísticas com a “Equipe Teatral – SMECT”.

Sexta, 15 de junho

Tarde – 14h às 16h. Divulgação/Panfletagem no Ação Jovem – Cras Norte.

Sábado, 16 de junho

Manhã –9h às 12h. Mobilização Social no calçadão, comércio e semáforo (rua Amazonas). Haverá panfletagem, animação com música eletrônica, Atividades de lazer (algodão doce, pipoca e cama elástica) e orientações com Profissionais.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password