Semáforo do Pozzobon começa funcionar hoje

Será instalado primeiro semáforo para pedestres , onde as pessoas deverão acionar um dispositivo para atravessar a via 

 

 

Os motoristas que passarem pela avenida Emílio Arroyo Hernandes devem ficar atentos, pois a partir das 6 horas de hoje o novo semáforo instalado nos cruzamentos com as ruas Joaquim Antonio Scabim e Vereador Haroldo Pimenta Meniti (onde ficava a lombada eletrônica) começa a operar.

 

Assim como foi feito nos cruzamentos da Rua Paraíba que também receberam novos conjuntos semafóricos, toda a sinalização de solo e vertical já foi executada, porém, durante todo o dia agentes de trânsito da Prefeitura estarão no local para orientar motoristas e pedestres e evitar acidentes em virtude da mudança.

 

Uma grande novidade para o local é a instalação do semáforo sonoro para pedestre que possibilitará a travessia da avenida de forma segura, principalmente, para pessoas portadoras de deficiências visuais. “É um equipamento moderno, o primeiro a ser instalado em Votuporanga, que facilitará muito a travessia de pedestres”, afirmou o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Rolando Nogueira.

 

A botoeira sonora, nome dado ao semáforo para pedestres, funciona da seguinte forma: quando pressionado o botão de comando, o usuário será informado verbalmente para respeitar a sinalização, aguardar o sinal verde e atravessar na faixa de pedestre. Estas informações funcionam como uma forma de educar a população e, consequentemente, oferece maior segurança na travessia da via.

Além das informações verbais, o deficiente visual ativa o sistema sonoro por bipes intermitentes. Os bipes informam que o verde do pedestre está ativado. Quando o tempo de travessia da via está próximo do término, a frequência destes bipes é modificada.

 

“Os pedestres que estiverem em qualquer um dos lados da avenida ou até mesmo no canteiro central poderão acionar o botão de comando e aguardar a autorização para atravessar. É uma ferramenta muito importante que a Prefeitura de Votuporanga está disponibilizando para dar mais segurança aos pedestres e até mesmo aos motoristas que passam pelo local”, disse o secretário.

 

 Medidas preventivas

Durante toda o dia na sexta-feira, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança da Prefeitura de Votuporanga montou um grande esquema com o efetivo dos agentes de trânsito para orientar motoristas que passaram pelos cruzamentos da rua Paraíba, onde foram instalados os novos semáforos. “Fomos muito bem sucedidos em todas as ações preventivas que desenvolvemos durante todo o dia. Nenhum acidente de trânsito foi registrado por conta das mudanças, pelo contrário, os agentes que ficaram em cada cruzamento receberam elogios de motoristas que passavam pelo local”, informou Nogueira.

 

Para minimizar os impactos da mudança a Secretaria de Trânsito adotou medidas preventivas. “Primeiro instalamos os semáforos, sem ligá-los, para que as pessoas que passassem pelo local já se acostumassem com a mudança. Depois pintamos as faixas de pedestres na rua Paraíba. Deixamos para pintar as faixas de pedestres das ruas Sergipe, Pernambuco e Minas Gerais no dia que ligamos os semáforos para não ocasionar acidentes, pois havia o risco de tirarmos os ‘Pares’ e os motoristas não se atentarem para o novo semáforo”, comemorou o secretário. Com a medida, os cruzamentos que receberam os novos conjuntos semafóricos ficaram sinalizados o dia todo com cones e agentes de trânsito, induzindo os motoristas a reduzirem a velocidade e se atentarem às mudanças.

Nesta terça-feira, o vereador Serginho da Farmácia (autor da reivindicação para a instalação do semáforo) e o secretário do Trânsito Rolandinho Nogueira estiveram vistoriando o início do funcionamento do aparelho na avenida do Pozzobon.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password