Self-checkout: Supermercado Porecatu instala caixas de auto-atendimento

Self-checkout: A loja da Avenida Brasil já está preparando o equipamento que em breve entrará em operação

 

Novidade que ainda existe em poucas empresas do Brasil já é realidade em Votuporanga

 

Da Redação

 

A rede de Supermercados Porecatu traz para Votuporanga a mais alta tecnologia para autoatendimento na finalização de compras em caixas. O novo sistema, muito utilizado em países de primeiro mundo se chama Self Checkout e segundo informações do supervisor da loja da Avenida Brasil, João Batista Silva, irá trazer um diferencial que marca uma nova fase de atendimentos aos clientes. “A atualização de equipamentos eletrônicos tem acontecido de uma forma muita rápida e a empresa, atenta a essas novas tendências colocará 4 maquinas nesse formato. O equipamento já está passando por uma fase de ajustes para entrar em operação em breve”, explica João Batista.

 

Como funciona a novidade

 

Segundo informações do supervisor às máquinas funcionam assim: você passa o código de barras dos produtos em um leitor no caixa automático e depois o coloca em uma balança que fica ao lado do leitor – isso serve para a máquina conferir se o peso da mercadoria confere com o produto que foi registrado.

No caso de frutas e verduras, é preciso colocar os produtos em duas balanças. Na primeira, os produtos são pesados e o preço é informado. A segunda serve para checar novamente se o peso está de acordo com o produto. É o próprio usuário quem insere no sistema qual é a fruta ou verdura que está sendo pesada, a partir de uma tabela com desenhos e nomes.

O sistema não funciona para as compras do mês. O serviço é restrito para quem compra até 15 produtos e, pelos primeiros testes feitos no supermercado, a redução no tempo de atendimento é de até 20%. Tudo é feito pelo usuário. Até mesmo o pagamento: é só inserir o cartão, digitar a senha e retirar o comprovante. As únicas formas de pagamento aceitas são cartão de crédito ou débito. “Atualmente os clientes da Rede Porecatu, a maioria, paga com cartão de crédito/débito”, informa João Batista.

“Serviços de self checkout são comuns em alguns países na Europa e nos Estados Unidos, e aos poucos a novidade está chegando ao Brasil, mas em Votuporanga já é uma realidade”, diz o supervisor e completa, “No caso da loja Porecatu da Avenida Brasil, um colaborador da empresa ficará no local orientando os clientes, a exemplo dos caixas rápidos existentes em agencias bancárias”.

A loja da Avenida Brasil está com o projeto-pilo

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password