Seis cidades da região correm risco de epidemia de dengue

Seis cidades da região noroeste paulista correm o risco de enfrentar uma epidemia de dengue neste ano. Andradina (SP), Araçatuba (SP), Álvares Forence (SP), Catanduva (SP), Mirassol (SP) e Santópolis do Aguapeí (SP). Os dados são do Ministério da Saúde e revelam ainda que outros 24 municípios estão em estado de alerta.

O levantamento feito em parceira com as prefeituras calcula a quantidade de larvas encontradas nos imóveis. São José do Rio Preto (SP) não aparece na listagem do governo, mas a segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apresenta índice de 3,2% de infestação e automaticamente entra para o grupo de cidades em estado de alerta.

Votuporanga (SP) tem mais de 400 casos registrados neste ano e a cidade já vive uma epidemia da doença.  Há poucos dias, o comerciante Airton Baptista  pôde voltar a rotina do trabalho. O comerciante é uma das mais de 400 pessoas que foram picadas pelo aedes aegypti neste ano em Votuporanga. “Quando você não pega a dengue, você não sabe o quanto é ruim. Mas quando pega, você  descobre como um mosquito tão pequeno pode fazer mal a uma pessoa”, diz Airton.

Este é o segundo ano consecutivo que Votuporanga passa por uma epidemia de dengue. Em 2013, 1.454 pessoas pegaram a doença e neste ano já foram confirmados 439 casos.
Em Araçatuba (SP), foram registrados nos dois primeiros meses deste ano 199 casos da doença. No mesmo período do ano passado a cidade tinha 239 pessoas contaminadas. Em Rio Preto, nove pessoas morreram em 2013 por causa da dengue e 18.694 casos confirmados. Em 2014, são 36 diagnósticos positivos.

Em Votuporanga os agentes da Vigilância Epidemiológica fazem o trabalho casa a casa, entre as ações a pulverização para eliminar os focos. “São feitas várias ações, como a pulverização, a visita de casa a casa e orientar os moradores, então tem várias ações para combater a doença”, afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica de Votuporanga, Nayara Nasso.

 

temmais

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password