Secretário apoia abertura do comércio à noite

Entidades analisam chegada de shopping de forma positiva e propõem ideias para aquecer vendas na área central da cidade

A prova de que Votuporanga está crescendo é a instalação de um shopping, que deve ser inaugurado neste ano. A novidade pode preocupar alguns lojistas do centro da cidade, porém, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e outros órgãos do município, propõem situações para que todos os estabelecimentos possam prosperar. Estas instituições garantem ainda que o shopping não é vilão e vai somar na cidade. Uma das ideias é que, uma vez ao mês, em um dia da semana do pagamento dos trabalhadores, o comércio central permaneça aberto até mais tarde.

“Estamos trabalhando nesta proposta tem aproximadamente quatro anos, mas ainda não conseguimos resultados positivos. A medida não resultaria em prejuízo para os empresários nem aos funcionários. Naquela semana que o fechamento ocorresse mais tarde, as lojas poderiam abrir uma ou duas horas mais tarde”, explicou Diogo Mendes Vicentini, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.
Um problema que pode surgir com a chegada do North Shopping Votuporanga é com relação à competição por mão de obra qualificada. 
Porém, Diogo conta que a Prefeitura se adiantou. “Recentemente, realizamos uma feira de profissões que é uma das ações do Picap (Programa de Incentivo à Capacitação Profissional). A nossa intenção é mostrar a oportunidade de cursos oferecidos na cidade”, disse.
Para que não haja problemas para encontrar mão de obra para atuar nos novos empreendimentos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem feito ampla divulgação dos cursos de qualificação. “Votuporanga tem mais de 150 oportunidades para atualização profissional, dentre elas, em média, 100 são gratuitas. Só não se capacita, quem não quer. A cidade está preparada para o aumento da oferta de empregos”, destacou Diogo Vicentini para o A Cidade.
Além disso, o secretário destacou que a ACV (Associação Comercial de Votuporanga) também tem oferecido palestras fundamentais. “Fizeram recentemente um encontro que falou sobre a Geração Y, depois um outro comentando sobre a chegada do shopping na cidade, mostrando que não haverá confrontos, já que o comércio central do município está consolidado”, explicou.
De acordo com Diogo, o novo centro de compras vai trazer mais pessoas para Votuporanga. “Inicialmente, será a grande atração, mas também vai abrir portas para que os clientes conheçam também as lojas instaladas em outros pontos da cidade”, falou.


Atrativos
Diogo alerta que o município deve se preparar para atender em datas especiais. “A Copa do Mundo, por exemplo, é um bom período para vender mais. Na época do Carnaval, temos sugerido que o comércio fique aberto, pelo menos no período da tarde, aproveitando a vindo dos turistas. Até o momento, as entidades ainda não movimentaram em favor destas ideias”, concluiu  o secretário municipal Diogo Mendes Vicentini. Leidiane Sabino/A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password