Reunião define estratégias integradas para otimizar o atendimento, ampliar o acesso a direitos e promover qualidade de vida aos cidadãos
Na terça-feira (29/4), equipes da Secretarias Municipais da Saúde e da Assistência Social e Desenvolvimento Social se reuniram para dialogar sobre a importância da colaboração entre as pastas com foco de alcançar o bem-estar da população.
Durante o encontro, foram debatidas pautas fundamentais para a integração dos serviços, destacando sobre a importância das discussões de caso entre as equipes, com o envolvimento de diversos profissionais da atenção primária, com foco no território; apoio matricial da equipe multiprofissional na Atenção Primária à Saúde; atuação do Núcleo de Regulação do Sistema Único de Assistência Social, recentemente implantado pela Secretaria de Assistência Social, e o Consultório na Rua, lançado nesta segunda-feira, voltado ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Foi enfatizada a necessidade de estabelecer um cronograma permanente de encontros, com o objetivo de manter o diálogo constante, definir fluxos e tomar decisões conjuntas que assegurem acesso a direitos, qualidade de vida e oportunidades essenciais para uma vida digna. Para isso, será formada uma Câmara Técnica, responsável por realizar estudos aprofundados e fornecer informações que subsidiem decisões de instâncias superiores.
A secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Social, Meire de Azevedo, reforçou o valor do diálogo entre as áreas. “Ampliar o olhar sobre as diversas demandas que chegam tanto nas unidades de saúde quanto nas unidades de assistência social é fundamental para considerar o indivíduo em sua integralidade e diversidade.”