Secretaria de Saúde promove Dia D do Outubro Rosa neste sábado

Todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 16h; mais de 500 mulheres devem fazer exames e receber orientações

Um dia de mobilização contra o câncer de mama e de colo do útero deve movimentar todas as 14 unidades de saúde de Votuporanga no próximo sábado (25), das 8 às 16 horas. No Dia D do Outubro Rosa são esperadas aproximadamente 500 mulheres para serem submetidas ao exame preventivo de câncer de colo de útero (papanicolau) e receber orientações quanto às técnicas corretas do autoexame das mamas. Haverá, ainda, a solicitação de mamografias para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou as que tiverem indicação.

Para tornar o momento mais agradável, algumas unidades de saúde recepcionarão as pacientes com café da manhã, além de promoverem sorteio de brindes e o momento da beleza, com massagem, limpeza de pele e maquiagem.

Os profissionais de saúde estão preparados para orientar as pacientes sobre a prevenção do câncer de mama, explica a enfermeira do Programa de Saúde da Mulher, Karen Silva. “É primordial detectar a doença no início, por isso é importante a conscientização dessas mulheres para a realização dos exames”, diz.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password