Secretaria de Saúde inicia o Censo de cães e gatos em Votuporanga

Intuito é contabilizar a população de cães e gatos no município para planejar políticas eficazes de vigilância e combate a zoonoses; a colaboração da população se faz necessária nesta ação

Começou nesta semana o censo populacional de cães e gatos em Votuporanga; ação desenvolvida pelo Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez) da Secretaria Municipal de Saúde.  O objetivo é contabilizar o número real de cães e gatos domiciliados para o planejamento de políticas públicas eficazes de vigilância e combate a zoonoses, como a raiva e a leishmaniose.

Dados deste censo também servirão para analisar o impacto gerado pelo Programa de Castração implantado no município em 2011, e que segue em andamento. Após três anos, o programa financiado integralmente pela Prefeitura, já castrou mais de 3,4 mil cães e gatos.

Conforme a médico veterinário da Secretaria de Saúde, Dr. Élcio Sanchez Estevez Júnior, no último cadastramento, em 2010, foram contabilizados mais de 20 mil animais em domicílio, sendo 15.878 cães e 4.176 gatos.

Equipes de agentes de saúde estarão divididas, abrangendo todas as áreas da cidade para a contabilização dos animais residentes em domicílios, e para avaliação e diagnóstico ambiental.  Para isso, solicita-se a colaboração de toda a população. “É importante que a população não se recuse a dar informações, já que o censo acontece em todo o país, fornecendo as informações recomendadas pelo Ministério da Saúde” – esclarece o veterinário.

Mais informações sobre o censo canino e felino – 2014 podem ser adquiridas pelo (17) 3405-9787 ramal: 9907.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password