Secretaria de Saúde fará teste rápido de Hepatite neste sábado

Evento acontece na Praça Fernando Costa, das 8 às 13 horas, em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais B e C

 

A Prefeitura de Votuporanga, através do Serviço de Atendimento Personalizado (SAE) e da Vigilância Epidemiológica, realizara neste sábado, dia 27/07, uma campanha voltada para o diagnóstico precoce e prevenção de Hepatites B e C. O evento acontece na Praça Fernando Costa, da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, das 8 às 13 horas e marca a comemoração do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais B e C.

 

Serão realizados testes rápidos de Hepatite B e C a toda população interessada. O teste rápido facilita o diagnóstico precoce da doença, que muitas vezes não manifesta sintomas e só é identificada quando o paciente já está com um quadro clínico grave.

 

O tratamento da doença, que está disponível na rede pública de saúde, se for iniciado precocemente aumenta as chances de cura, além de diminuir os riscos de agravamento da doença.

 

O teste rápido é simples e começa com um aconselhamento sobre as formas de transmissão e prevenção das Hepatites Virais. O exame necessita de apenas algumas gotas de sangue retiradas do dedo da pessoa e em cerca de 20 minutos fica pronto. Após o exame, a pessoa é novamente aconselhada e, caso o resultado seja positivo, é encaminhada a um serviço de saúde para realizar exames complementares e iniciar o tratamento, se necessário.

 

Vale ressaltar que a vacina contra a Hepatite B é oferecida em três doses durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde do município. Contudo, a cobertura vacinal ainda não está satisfatória, principalmente em relação aos adultos jovens. Por isso, caso esteja com sua vacina contra a Hepatite em atraso procure uma Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e vacine-se. A vacinação pode ser feita em todas as crianças desde o nascimento, adolescentes e adultos até 49 anos.

 

A transmissão da hepatite B ocorre através da relação sexual, sem o uso de preservativos, por meio de sangue contaminado pelo vírus e pode ser transmitida também de mãe para o filho no momento do parto (transmissão vertical). A Hepatite B é uma das maiores causas de câncer de fígado.

 

Para a hepatite C ainda não existe vacina. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a doença possui um crescimento cinco vezes maior do que o da Aids. A principal forma de transmissão da Hepatite C ocorre através do compartilhamento de seringas e outros materiais com sangue contaminado, como alicates de unha, agulhas de tatuagem, lâminas de barbear, escovas de dente, materiais para colocação de piercing, entre outros. Mais informações podem ser obtidas nas unidades de saúde ou na Secretaria de Saúde que atende pelo telefone (17) 3405-9787.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password